Curadora de Literatura de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba integra 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

26 de outubro de 2018

De 1° a 18 de novembro será realizada a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. A consultora de Cultura e uma das curadoras do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Joseilda Diniz, foi convidada para participar da iniciativa. Considerada o mais antigo evento do gênero realizado de forma contínua no Brasil e uma das maiores da América Latina dentre as que se sucedem ao ar livre, a Feira fará uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, através da montagem de uma Cordelteca e de exposições alusivas aos 150 anos de nascimento dele, celebrados em 2015, e ao centenário da morte do bardo, transcorrido este ano.
O poeta Manoel Monteiro [1937-2014] também será laureado pela Feira durante a mesa redonda “Paraíba – Berço da Poesia Popular – De Leandro Gomes de Barros aos poetas da atualidade”, que contará inclusive com a participação de uma de suas filhas, Kátia de Monteiro e Silva Braga. Outra iniciativa que elevará o gênio de Manoel será o “Sarau Literatura de Cordel”. No evento, além de bancas expondo os escritos dele, haverá a instalação de uma curadoria para os trabalhos desenvolvidos no MAPP com ênfase em sua obra.
“No âmbito das minhas atividades, o convite recebido reflete a relevância dada aos estudos e práticas de pesquisa e curadorias que estamos fazendo em torno das expressões de culturas populares no Estado, assim como sua projeção no âmbito nacional. A oportunidade de levarmos para a Feira as ações que efetuamos no MAPP é um passo fundamental para ampliarmos contatos e novos diálogos com parceiros nas áreas da edição, do ensino e da pesquisa, entre outras, possibilitando a expansão dos territórios e itinerâncias da UEPB/Procult/MAPP”, afirmou Joseilda.
Para a professora, a presença na iniciativa dará mais vigor aos estudos acerca da Literatura de Cordel, conferindo visibilidade aos artistas paraibanos e, sobretudo, às pesquisas curatoriais e projetos em curso no MAPP, a exemplo dos 100 anos de Jackson do Pandeiro, a ser realizado no ano de 2019 com forte participação da Paraíba e da UEPB.
“Para além dos nomes de poetas, cantadores, apologistas e emboladores de coco paraibanos, será homenageado, ao lado de Leandro Gomes de Barros, nosso poeta Manoel Monteiro, reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como Mestre in Memoriam de Culturas Populares. A Paraíba ser homenageada nesse evento de tamanha envergadura revela a importância do Estado, enquanto berço da poesia popular e, de modo geral, das culturas populares, das quais temos colaborado para o conhecimento, pesquisa, difusão, promoção e salvaguarda das memórias e identidades”, assinalou.
Ademais, Joseilda endossou que o reconhecimento da Literatura de Cordel pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) contribuiu para ampliar espaços, suportes, linguagens e cenários da Literatura Popular, nos saberes e fazeres dos mestres dessa esfera artística e sua propagação pelo Brasil.
A proposta de que a Paraíba fosse um dos estados homenageados foi sugerida pelo artista Jô Oliveira, que também integra a Feira e é parceiro e colaborador das exposições de Cordel do MAPP. A professora Ione Severo, diretora da Cordelteca Leandro Gomes de Barros e atualmente gerente da 13ª Gerência Regional de Educação/SEE – Pombal (PB), estará na comitiva, igualmente.
Joseilda participará da programação no período de 1º a 3 de novembro. Por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e do pró-reitor José Cristóvão de Andrade, a UEPB está dando todo o apoio institucional para a viagem, sendo que as passagens aéreas de ida e volta foram concedidas pela Secretaria de Cultura (Secult) do Governo do Estado, através do secretário Lau Siqueira.
Mais sobre a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre
Efetivada desde a sua primeira edição, em 1955, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira do Livro é referência no País, por seu caráter democrático e pela consciência do trabalho que sua equipe exerce na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, segundo Sônia Zanchetta, que compõe a Comissão Executiva da atividade.
Sônia acrescentou que centenas de escritores, ilustradores, quadrinistas e contadores de histórias, entre outros convidados, participam a cada ano da programação da Feira, que contempla encontros com autores, mesas redondas, oficinas, palestras, exposições e espetáculos, de maneira totalmente gratuita. Ela ressaltou que em 2006 a Feira recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais destacados eventos culturais do Brasil. Um ano antes, conforme enfatizou Sônia, a Feira havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado pela Prefeitura de Porto Alegre, como parte do Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da cidade.