Servidor da Universidade Estadual toma posse como membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba
Autor de 18 cordéis, dos quais 12 deles voltados para a popularização da ciência, o cordelista e servidor técnico administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Josenildo Maria Lima, conhecido por J. Lima, toma posse, nesta sexta-feira (15), na Academia de Cordel do Vale do Paraíba. A solenidade será realizada no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa. Na ocasião, também tomarão posse os poetas Gilberto Baraúna e Vicente Campos.
Josenildo é natural de Juripiranga (PB) e radicado em Campina Grande. É servidor do quadro técnico administrativo efetivo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e tem um amplo trabalho voltado para a literatura de cordel. Licenciado em Física, possui Especialização em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, além de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Ensino de Física, ambos realizados UEPB. Escreve folhetos da literatura de cordel com temas relacionados à ciência.
A dissertação do seu mestrado teve como título “Literatura de Cordel e Ensino de Física: Uma Aproximação para a Popularização da Ciência”. Entre os cordéis que já escreveu destaques para “Ondas”, “Astronomia”, “Os segredos da Física”, “Eletricidade”, “A peleja de um físico antigo com um físico moderno”, “Calor e temperatura”, “Sistemas de medidas”, “Cinemática” e “UEPB 50 anos com você e ajudando a Paraíba a crescer”.
Durante a cerimônia de posse, será lançado o projeto Cordel na Rádio Comunitária, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura da Paraíba, além de outros folhetos de poetas da Academia, entre os quais Bento Júnior, Fábio Mozart e Sander Brown, autores do folheto “O dia em que Jackson do Pandeiro matou dois soldados, ‘quatro cabo’ e um sargento”.
O presidente da entidade, Marconi Araújo, anunciou também o lançamento do portal da ACVPB no evento. A festa literária conta com o apoio de Lau Siqueira, coordenador do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), e lançamento de cordel sobre a tragédia de Brumadinho, coletânea que inclui poetas da Academia.