Pró-Reitoria de Cultura da UEPB se reúne com cordelistas para efetivar parcerias em projetos

25 de fevereiro de 2019


Este mês, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem efetuado uma série de reuniões com a classe artística de Campina Grande, com o objetivo de desenvolver planos e efetivar projetos em parceria. Uma delas ocorreu na última semana, com cordelistas locais.
Da Procult, participaram o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, e os responsáveis pela sala de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Joseilda Diniz e Alfrânio de Brito. Dentre os integrantes da mesa estavam Silas Silva, Marconi Araújo, Neto Ferreira, Dalmo Oliveira e Josafá de Orós, entre outros.
Publicação, incentivo à cultura popular e a promoção de saraus foram alguns dos temas abordados. O encontro também trouxe à baila o centenário de Jackson do Pandeiro, com proposições de programação e diversas práticas, a exemplo de uma antologia publicada pela UEPB, com a participação de vários poetas, tecendo homenagens ao Rei do Ritmo. Também foi levantada a possibilidade de que sejam feitas ações poéticas relativas ao tópico, nos câmpus de Guarabira, Patos, Araruna, Monteiro, Catolé do Rocha, Lagoa Seca, Campina Grande e João Pessoa.
O pró-reitor de Cultura apontou que a iniciativa foi muito satisfatória. “A partir das sugestões colocadas, já começamos a traçar um prospecto do que será feito. As reuniões continuarão, sempre com esse viés de agregar todos os segmentos artísticos, especialmente nessa comemoração grandiosa envolvendo Jackson do Pandeiro”, destacou.
Foto: Divulgação