Universidade Aberta à Maturidade realiza prévia do Bloco da Cinquentinha na próxima sexta-feira

25 de fevereiro de 2019

Na próxima sexta-feira (22), a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) fará uma prévia do Bloco da Cinquentinha, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade começa às 9h, na sede da UAMA, no Campus I, bairro de Bodocongó, em Campina Grande.
Coordenador da Universidade Aberta à Maturidade, o professor Manoel Freire de Oliveira Neto informou que o evento deve reunir uma média de 100 integrantes da iniciativa. A prévia terá como atração principal a Orquestra Jovens da Borborema, com o docente Jomar Souza, logo, a manhã será adornada com toda a vivacidade do frevo e das cores que faziam os carnavais de antigamente.
Mano explicou que durante a semana haverá uma oficina de máscaras e adereços destinada aos foliões, para que se incorporem ainda mais à proposta da ocasião. “Procuramos estar presentes em todas estas datas comemorativas, celebrando, confraternizando, afinal esse convívio é sempre muito positivo, mas o carnaval tem um sabor diferenciado, pois muitos deles conheceram de perto como outrora era festejada a data”, acrescentou.
No ano passado, quando o Bloco da Cinquentinha tomou as ruas do Centro da Rainha da Borborema pela primeira vez, os alunos da UAMA conferiram um brilho à parte ao desfile, pelo contentamento, fantasias e entusiasmo. Em 2019 não será diferente, de acordo com Manoel. “Muitos já confirmaram presença. Ficamos felizes por nos juntarmos ao Bloco”, ressaltou.
O Bloco da Cinquentinha sairá no dia 28 de fevereiro. A concentração está marcada para as 15h, defronte ao Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, localizado na Avenida Getúlio Vargas, n° 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro. O tema abordado nesta edição é “Somos Todos Resistência”. Já o homenageado é o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. A marchinha, feita especialmente para este ano, foi composta pelo funcionário da Procult, Alberto Alves, e o músico Carlos Perê.
Toda a comunidade está convidada a participar da programação, o Bloco é aberto, tendo como destaques, entre outros, Anildo Samba Show; a Lapinha Menino Jesus, com a atriz Joana Marques; a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes; o Grupo de Teatro Heureca; o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra; o Grupo de Ballet da UEPB e a Cia Livre de Dança. Como apoio, o Bloco conta com o Bilhetão e a Creduni. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3446.
UAMA 10 anos
Em 2019, o programa extensionista denominado “Universidade Aberta à Maturidade” completará 10 anos e, conforme Manoel Freire, uma série de ações estão sendo planejadas para festejar este que é mais um marco na história da UEPB, notadamente por congregar, de maneira equânime, elementos basilares que, embora intrínsecos, por vezes ofuscam um ao outro: humanismo e conhecimento. Centrada no saber como fator que eleva a qualidade de vida, mas, igualmente, na sensibilidade e na partilha existencial, a UAMA totalizou, desde sua fundação, 10 turmas concluintes, somando mais de 700 estudantes, que passaram pelos câmpus de Campina, Lagoa Seca e Guarabira.
O último censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projetou que, em 2050, quase um terço da população do País terá 60 anos ou mais. Se, por um lado, avançam a medicina e a tecnologia, favorecendo o aumento da expectativa de vida no Brasil, por outro, ainda são escassas as opções de práticas que proporcionem conteúdo, bem estar, relações saudáveis e entretenimento para esta importante parcela da sociedade. Assim, mais uma vez a UEPB coloca-se na vanguarda, sendo pioneira nesse formato, resultando em um trabalho que busca aliar o viver mais ao viver melhor, englobando atividades culturais, educacionais e de lazer, de modo totalmente gratuito.