Bloco de carnaval do Câmpus VI desfila nesta sexta com homenagem a sindicalista Quitéria Noberto

1 de março de 2019

Música, poesia e educação. Em clima de carnaval, o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro, realiza nesta sexta-feira, 1º de março, mais uma edição do bloco “Pinto colorido”. Este ano, a homenageada do bloco carnavalesco é a agricultora e sindicalista paraibana Quitéria Noberto.
A concentração acontece no Câmpus de Monteiro, a partir das 17h30. O bloco conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura do CCHE, professores, estudante e técnicos administrativos. Este será o quarto ano que o bloco sairá na cidade espalhando música, cores e poesia por onde passar. Ele é resultado de uma iniciativa de professores e alunos da UEPB, juntamente com moradores da cidade de Monteiro, com quem a Universidade tem estabelecido parcerias e desenvolvido projetos culturais.
O bloco percorrerá algumas ruas da cidade ao som das antigas marchinhas de carnaval. Aliando diversão e resgate cultural, a proposta é iniciar a retomada dos festejos carnavalescos na cidade de Monteiro. O hino e o bloco são uma homenagem ao poeta Pinto do Monteiro. Em seu primeiro ano, o “Pinto Colorido” também prestou uma homenagem a outra personalidade importante para a história da cultura do município de Monteiro, a artista popular Zabé da Loca.
Texto: Severino Lopes