Festival Internacional de Música de Campina Grande comemora 10 anos com edição especial em Portugal

8 de março de 2019

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), evento promovido pela Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Affins Produções, chega à 10ª edição este ano. Para celebrar a primeira década, o evento terá uma edição especial, em Portugal, de 4 a 6 de abril.
Desta primeira edição do EuroFIMUS participarão o Coro de Câmara de Campina Grande (UFCG), Daniel Seixas (UFPB), Danilo Guanais (UFRN), Ivan Vilela (USP – Universidade de Aveiro), Andréa Teixeira (UFG – Universidade Nova de Lisboa), Matthias Heep (Universidade de Berne), Canto Sem Fronteiras (Suíça), dentre outros músicos portugueses. Ao todo, serão realizados três concertos no Palácio Foz e no Museu Nacional da Música, ambos na região metropolitana de Lisboa. Além dos concertos gratuitos, o compositor Danilo Guanais também fará uma palestra que versará sobre a sua obra, em especial A Cachoeira de Paulo Afonso, cuja estreia ocorrerá no EuroFIMUS.
O EuroFIMUS será bienal e a meta é realizá-lo em diferentes países do Velho Continente. Esta ação, em consonância com a política de internacionalização das universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, vem consolidar a trajetória do FIMUS, intensificando o intercâmbio entre estudantes, profissionais e estabelecimentos de ensino do Brasil e da Europa.
Neste empreendimento, os realizadores contam com o apoio de várias instituições, incluindo Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Laços Culturais Produções, Vox Laci, Museu Nacional da Música e Palácio Foz, as duas últimas ligadas ao governo português. O EuroFIMUS é dirigido pelos professores Carlos Alan Peres da Silva (coordenação geral) e Vladimir Silva (direção artística).