Procult e Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação homenageiam agremiações de carnaval
Nesta quinta-feira (06), a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação homenagearão as agremiações carnavalescas de Campina Grande – Bumba Meu Boi. O evento ocorrerá a partir
das 17h, no pátio da Central de Integração Acadêmica (CIAc) da UEPB, Campus I, no Bairro de Bodocongó, compondo a programação da 16ª edição do Seminário.
O preito se dará em reconhecimento ao papel de preservação artística que esses grupos desempenham no município, muitas vezes sem contar com nenhuma espécie de incentivo. De acordo com o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, este ano o chamado “Carnaval
da Tradição” da cidade, notadamente os Bois de Carnaval, desfilaram de modo independente, graças à tenacidade da qual são portadores.
Andrade destacou que frente aos obstáculos que se sobrepunham, quando do período das festividades de Momo, os componentes das agremiações se articularam e procederam com diversas reuniões para que os folguedos tivessem seu espaço garantido, malgrado a falta de recursos. “A Pró-Reitoria de Cultura da UEPB acompanhou todo o processo de perto. Pudemos observar o quanto são vitoriosos aqueles que estão diretamente envolvidos nisso, pois mesmo com as dificuldades, de maneira aguerrida e autônoma eles se uniram e decidiram fazer seus festejos junto com a população”, explanou. As comemorações foram efetivadas até o mês de abril, em diversos bairros de Campina, a exemplo da Liberdade, Pedregal, Ligeiro, Quarenta e Santa Rosa.
O coordenador do Seminário, Luiz Custódio da Silva, ressaltou que a iniciativa se sente honrada por estar presente a esta oportunidade que celebra o Bumba Meu Boi – manifestação típica do folclore brasileiro, detentora de raízes fincadas no Nordeste. Para Custódio, pelas filigranas simbólicas e inúmeras referências, trata-se de um verdadeiro tesouro cultural, a ser sempre enaltecido.
Realizado pela UEPB e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), até a sexta-feira (07), na Central de Integração, o Seminário exalta o Ano Cultural Jackson do Pandeiro, posto que o Rei do Ritmo completaria cem anos em agosto de 2019. A atividade dispõe, como eixo, da relação entre folkcomunicação, cultura popular e comunidades e tem a promoção do Departamento de Comunicação Social (Decom) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Cultura, Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UEPB.