Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual apoia realização do 6º São João do Carneirinho

18 de junho de 2019

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando a realização do 6° São João do Carneirinho. Considerado por sua idealizadora, a professora Eneida Agra Maracajá, como “O Menor São João do Mundo”, o evento acontece nesta quarta-feira (19), ao final da tarde, em Campina Grande, com uma louvação saindo do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB e seguindo para a Casa Memorial Severino Cabral. Como de costume, a tônica da atividade será realçar a importância religiosa e histórica daquele que é o santo mais popular do Nordeste.
A iniciativa, promovida pelo Festival de Inverno, almeja, igualmente, reviver as antigas festas juninas da cidade. Para isso, conta com grupos folclóricos e uma programação toda dedicada ao autêntico São João. Da UEPB participam o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra e o professor do curso de Teatro O Ator e o Ato Criador, oriundo do CAC, Chico Oliveira, interpretando “Seu Olímpio”, o romeiro de São João Batista. Também estarão presentes Roumenig Tavares [fazendo São João Batista], além de 10 meninos do Projeto Tamanquinhos da Artes, desenvolvido pelo Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, que é presidido por Eneida.
Dentre as atrações confirmadas figuram a Orquestra Sanfônica de Parnamirim, a Filarmônica Epitácio Pessoa, Gitana Pimentel, Stela Alves, a Cia. Livre de Dança, os Tropeiros da Borborema, a Cia. de Dança Raízes e o Grupo Caetés. A festa contempla, além disso, um Ritual da Fogueira com a celebração dos compadres e comadres da Cultura.
A atividade dispõe da parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e do apoio da São Braz e da Gráfica Artexpress. O patrocínio é da Sicredi. O CAC fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 [por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB], no Centro de Campina. A Casa Memorial Severino Cabral é situada na mesma Avenida, no nº 344, também no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3065-5803.