Universidade Estadual da Paraíba realiza “2º Forró da Resistência” no Centro Artístico Cultural

18 de junho de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, no último sábado (15), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o “2º Forró da Resistência”. A iniciativa reverenciou as expressões populares do Nordeste, notadamente a música e a dança de matriz regional, e teve como sede o Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição. Vários artistas compareceram, como público e também integrando a programação do evento, além da comunidade em geral.
As apresentações começaram ao meio dia, seguindo até o início da noite. Passaram pelo CAC atrações como o Grupo Raízes, Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Grupo de Dança Maria Lampião, Luizinho Calixto, Anildo, João Calixto, Trio Ramirez, Coletivo Compor, Erivelton Nóbrega, Edglei Miguel, Caio César, Breno Tavares, Raí do Cavaco, e o Grupo Caacttus, com os artistas mirins Luiz Miguel e Lucas Gabriel.
O evento contou, ainda, com a exposição “Mestres da Resistência do Forró”. Efetuada pelo pesquisador Xico Nóbrega, ela era composta de imagens e textos homenageando nomes como Adolfinho, Severo do Acordeon, Chicó, Josinaldo, Diomedes Dedo de Ouro, Biu Alambique, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Luiz Gonzaga, Abdias e Seu Dideus, o patriarca dos Calixto, além de João e Luizinho Calixto. O poeta J. Lima se fez presente com uma banca de cordéis.
À frente da oportunidade estava o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, fazendo as vezes de apresentador. Para ele, a ocasião não apenas reafirmou o caráter de celebrar o que o Nordeste possui de melhor, no que diz respeito à Arte, mas foi centrada em irmanar aqueles que através dela vivem. “Cada pessoa aqui, seja dançando, cantando, seja contribuindo para os outros dançarem e cantarem, colaborou para o Forró ser resistência. Nesse sentido, em mais uma edição, a atividade atingiu seu intento”, assinalou.
Bastante heterogênea, a plateia dispunha de pessoas de todas as idades. Ademais, muitos alunos do Centro Artístico Cultural prestigiaram o Forró. Os estudantes do curso de Canto Coral do CAC entoaram diversos medalhões pertencentes ao cancioneiro nordestino, a exemplo de “Assum Preto” e “Xote das Meninas”. Estiveram na iniciativa a professora Cássia Lobão, o diretor do Acauã, Agnaldo Barbosa e o músico Alfranque Amaral, entre outros.
Fotos: Lisiane Almeida e Hugo Tabosa