Livro de poeta ganhador do Prêmio Nobel de Literatura é escolhido para o projeto “Obra do Mês”

27 de junho de 2019

Um dos principais escritores da América do Sul teve uma de suas obras escolhida para ficar exposta na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dentro do projeto “Obras do Mês”. Durante todos os dias de julho, o livro “Antologia Poética”, do escritor e poeta chileno Ricardo Eliezer Neftalí Reys, mais conhecido por seu pseudônimo Pablo Neruda, ficará à disposição de estudantes, professores, pesquisadores ou ainda apreciadores da literatura para conhecerem mais da obra do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971.
De uma personalidade poética marcada pela diversidade de matizes que abrangem desde a escrita engajada até o lirismo, Neruda registra em sua produção literária a influência de outros escritores, revelando a pluralidade de suas obras por meio da intertextualidade na confecção de sua poesia, ao mesmo tempo que serve de referência para outros poetas. Diplomata, o poeta conheceu muitos lugares de todos os continentes e ressignificou suas experiências a partir de seus próprios sentidos, desde paisagens, sons, aromas, sabores e sensações táteis.
A obra é uma edição bilíngue (português e espanhol) e tem a apresentação de Jorge Edwards e Eliane Zagury, reunindo em mais de 250 páginas a diversidade de produção poética do autor. Ela traz “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” e outros livros que reverberam em imagens poéticas o amor pujante nas mais diversas faces, as experiências sensoriais e culturais, as reflexões humanas, sociais e políticas. Em “Antologia Poética”, a singularidade de sua poesia pode ser observada em toda sua sobeja e sensibilidade que renderam ao poeta o seu reconhecimento internacional.
“Antologia Poética” pertence ao acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho da Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida e está disponível para pesquisas e consultas no prédio da Biblioteca Central, no Câmpus I, em Bodocongó.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Divulgação