Até o dia 4 de agosto, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), funcionará com um horário distinto. A visitação se dará de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Como de costume, as segundas-feiras ficam reservadas à manutenção.
Recentemente, o Museu foi contemplado com novas mostras, baseadas no mote “Jackson é Pop”, que festejam os 100 anos do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. Assim, as três salas (Artesanato, Música, e Literatura de Cordel e Xilogravura) trazem inúmeras peças envolvendo a trajetória desse paraibano de Alagoa Grande, cujo gênio conquistou o mundo. Letras inéditas, documentos, canções para audição, prêmios, obras inspiradas em seu legado, referências à arte dele e fotografias diversas são alguns dos artigos encontrados pelos visitantes nessa viagem rumo à existência de Jackson – marcada pelo sucesso e pelo tropeço, como a de qualquer pessoa, mas, sobretudo, pela criatividade.
Conforme a direção do MAPP, a exposição seguirá ganhando novos elementos, uma vez que a obra jacksoniana é imensa e multifacetada. A homenagem a Jackson segue a proposta do Conselho Universitário (Consuni), que instituiu 2019 como o Ano Cultural do artista na UEPB. Interessante recordar que, quando o Museu abriu suas portas ao público, em 2014, a Sala 2, referente à Música, dispunha de Jackson como tema e que, quando da concepção do MAPP, o arquiteto Oscar Niemeyer [1907-2012] teve a intenção de laurear o cantor e compositor. Por isso, as estruturas circulares e o formato, bem como a alcunha de “Museu dos Três Pandeiros”, surgida logo no começo do empreendimento.
O Museu de Arte Popular da Paraíba fica localizado na Rua Severino Cruz, às margens do Açude Velho, em Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9738.
Foto: Paizinha Lemos