Museu de Arte Popular da Paraíba recebe lançamento do livro “A Paraíba na trilha da Coluna Prestes”

17 de julho de 2019

Na próxima sexta-feira (19), às 15h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sediará o lançamento do livro “A Paraíba na Trilha da Coluna Prestes”, de autoria de Francisco de Assis Melo. A obra ressalta a importância histórica desse movimento tenentista que passou pelo Estado, mais especificamente pelo Sertão paraibano, entre os dias 5 e 12 de fevereiro de 1926, atacando o Governo Federal, expondo as injustiças sociais da época e defendendo reformas políticas. A entrada é franca.
O livro, oriundo da Editora Ideia, tem prefácio de José Octávio de Arruda Mello. Conforme o autor, inicialmente o movimento foi denominado Coluna Miguel Costa – Prestes. A proposta era aliar o magnetismo da personalidade do major Miguel Costa à inteligência e argúcia do chamado “Cavaleiro da Esperança”, Luís Carlos Prestes. A junção resultou na composição da Coluna Prestes. Entre os ideais dela figuravam um Brasil sem pobreza e analfabetos, cuja honestidade dos gestores públicos orgulhassem a população, a instituição do voto secreto e a defesa do ensino público, entre outros.
A Coluna palmilhou o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís, durante a Primeira República. Ao longo de sua trajetória, os membros da Coluna percorreram mais de 25 mil quilômetros em protesto, dos quais 330 em solo paraibano, atravessando 14 municípios. Conforme o autor, o inusitado da obra é no sentido de haver gerado subsídios para a formulação de um provável projeto de turismo histórico e cultural envolvendo os pontos no Estado por onde esteve a Coluna. “Outra informação relevante trata do georreferenciamento, realizado por GPS, com os respectivos marcos em todas as comunidades em que ela transitou”, apontou.
Um dos episódios mais dramáticos narrados na obra diz respeito ao assassinato do padre conservador Aristides Ferreira da Cruz, ocorrido no Vale do Piancó. O padre teria instigado a população a lutar contra os rebeldes. O fato desaguou em uma contenda, alguns moradores locais foram mortos e o padre foi trucidado em um barreiro.
Mais sobre o autor
Francisco de Assis Melo nasceu em 1953. É graduado em Agronomia e Letras. Natural de Areia, residiu a maior parte de sua vida em Remígio, ganhando do município o título de Cidadão Honorário. Atuou no magistério por duas décadas, lecionando em cidades como Itaporanga, Teixeira e Patos. Além de “A Paraíba na Trilha da Coluna Prestes”, escreveu “Moleques do Palma” (Crônicas), “O Método ITOG e a Renda – A experiência do projeto Cooperar” (Metodologia), e “Vivendo e Aprendendo” (Crônicas). Atualmente dedica-se à Literatura e à pesquisa.