Projeto Palco do Choro homenageia trompetista Fernando Araújo no Museu de Arte Popular da Paraíba

20 de julho de 2019

No próximo dia 26 de julho, às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, homenageará o músico Fernando Araújo. Em mais uma edição efetivada pelo Projeto Palco do Choro, a noite contará também com a presença de Bolinha e seu Trombone e com diversos artistas locais, exímios na execução do gênero. A entrada é franca.
Fernando de Araújo Alves nasceu no dia 12 de maio de 1958, na Rainha da Borborema. É docente na área musical, graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como maestro e músico na Filarmônica Epitácio Pessoa da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Já se apresentou em inúmeros eventos do Estado.
Tem participação em gravações de CD’s de vários artistas da cidade, a exemplo de Glorinha Gadelha, Capilé e Biliu de Campina, bem como da Banda Magníficos e de bandas espanholas, como Funkdación, Malasjuntas e Bluefeevers. No Festival Internacional de Música (Fimus) do município, esteve de 1994 a 2009, e nos anos de 2011 e 2012. Compôs ainda o Encontro de Metais no Recife (1998), Natal (2004) e João Pessoa (2009).
Como palestrante, integrou iniciativas importantes no segmento, figurando entre elas o Festival de Inverno de Campina Grande, o Encontro de Metais na cidade de Cruzeta (RN) e os encontros de bandas de Santa Luzia e Campina Grande. Atualmente reside em João Pessoa, sendo considerado por admiradores do Chorinho um dos melhores trompetistas do Brasil.
Em agosto de 2019, o Palco do Choro comemora três anos. O projeto é realizado pelo Grupo Chorata e o MAPP. Nele um músico é homenageado, o Chorata procede com as honras da casa e convida os demais artistas presentes, perfazendo uma roda de choro. Improvisação, sofisticação e virtuosismo dão a tônica do evento. A experiência já possui um público cativo no Museu e tem contribuído para a disseminação e fortalecimento do gênero na cidade. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3310-9738.
Foto: Arquivo pessoal