UEPB e instituições públicas de ensino realizam debate sobre “Políticas culturais para as universidades”

14 de agosto de 2019

Na próxima sexta-feira (16), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará o debate “Políticas culturais para as universidades”. A mesa redonda ocorrerá às 14h, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica, localizado no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. A entrada é gratuita e aberta ao público, mas aqueles que desejarem receber o certificado de participação devem inscrever-se através do link bit.ly/cultura_e_universidades.
A UEPB, o Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (Nuplar) e o Movimento #FicaCCBNB são os responsáveis pela realização do evento.
Compõem a mesa o gestor de projetos da Coordenação de Extensão Cultural – Prac/UFPB, Alberto dos Santos; o coordenador de Cultura Dcult/Proexc/IFPB e integrante do ObservaCult, professor George Glauber; o sociólogo, membro do Conselho Estadual de Educação e pró-Reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UFCG, professor Onireves Monteiro; o cineasta, produtor cultural, produtor da programação de música do CCBNB – Sousa e integrante do movimento #FicaCCBNB, Maycon Carvalho; e o músico, produtor cultural e pesquisador do ObservaCult, Igor Carvalho (Procult/UEPB), que fará as vezes de mediador.
Segundo a Comissão Organizadora, em todo o Brasil, a emergência da discussão acerca das políticas culturais, abrangendo as universidades e institutos federais, é de grande interesse para gestores e agentes culturais que têm se organizado no ForCult – Fórum de Gestão Cultural das IES públicas brasileiras (2017, 2018, e 2019). Conectado ao movimento nacional, o ObservaCult compreendeu a pertinência de facilitar o debate entre as instituições paraibanas no intento de aproximar, trocar experiências, estabelecer ações conjuntas, reunir e articular seus setores e agentes culturais, sobretudo, frente aos atuais desafios impostos às universidades e institutos federais pelo Governo Federal.
A iniciativa é um desdobramento do projeto de extensão Circuito de Debates ObservaCult: Diálogos, Cultura e Sociedade, aprovado no Edital UFPB (Coex/Prac/UFPB). O referido projeto visa efetuar um circuito de encontros temáticos em formato de mesas-redondas, levando à comunidade artístico-cultural, bem como a toda população pessoense, a possibilidade de refletir e construir soluções viáveis às diversas problemáticas que envolvem tópicos oportunos na atualidade. Outras informações podem ser obtidas através dos links https://bit.ly/2H3Fr1W e http://observacult.org/.
Mais sobre o ObservaCult
O Observatório de Políticas foi criado em 2014. É um grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão de natureza multidisciplinar e interinstitucional, cuja finalidade é considerar a Cultura enquanto dimensão central de organização e funcionamento da vida humana – dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade – no mundo contemporâneo e em seus diferentes territórios. Tem como missão estudar, analisar e contribuir prática e teoricamente sobre as políticas e a gestão culturais em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, atuando em variadas áreas, incentivando questionamentos críticos e subsidiando as políticas públicas de cultura.
Suas atividades estão relacionadas a quatro linhas de pesquisa, trabalhadas de maneira transdisciplinar pelos seus coordenadores e pesquisadores, a saber: Políticas Públicas e Gestão Cultural; Patrimônio, Diversidade e Territórios; Políticas Culturais, Educação e Comunicação; Direitos e Cidadania Culturais. Administrativamente, está inserido no Nuplar, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB). Esclarecimentos adicionais são fornecidos pelos contatos (83) 3216-7654 e observacult.ufpb@gmail.com.