Projeto Palco do Choro recebe Waguinho de Duduta no Museu de Arte Popular da Paraíba

24 de setembro de 2019

Na próxima sexta-feira (27), às 19h, toda a sofisticação da música brasileira de qualidade tem vez no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Trata-se de mais uma edição do projeto Palco do Choro, que desta feita trará como convidado Waguinho de Duduta. A noite terá também a participação especial de Helton Oliveira. A entrada é franca.
Wagner Ribeiro nasceu em oito de março de 1974. Teve um dos mais brilhantes professores de Choro que a Rainha da Borborema já viu: o Mestre Duduta. Aos nove anos já era iniciado em instrumentos como o cavaquinho, bandolim, violão e guitarra. Em pouco tempo passou a integrar o Regional de seu pai.
Mais tarde, junto com Duduta, começou a dar aulas particulares de diversos instrumentos. Com o Mestre aprendeu, ainda, a consertá-los e fabricá-los. Em sua trajetória profissional podem-se ressaltar diversas participações com artistas e grupos de relevo, seja em gravações e produções, seja em espetáculos ou “brincadeiras” relacionadas à improvisação do gênero, a exemplo de Biliu de Campina, Ton Oliveira, Marinês, Os Três do Nordeste, Benedito do Rojão, Banda Adágio, Banda Reluz, Ogírio Cavalcante, Danilo Brito, Banda Avalon, Jorge Ribas, Tan, Tina Dias, Janine Lima, Tony Dumond, Luizinho Calixto, Zé Calixto, Emilinha Borba, maestro Marcos Farias, Geraldo Corrêa, Gera Brito, Os Pidões, Rossini Ferreira, Dominguinhos, Época de Ouro (regional fundado por Jacob do Bandolim), Pedro Amorim, Ronaldo do Bandolim, Canhoto da Paraíba, Paulinho da Viola, Genaro, Alcimar Monteiro, Cezzinha, Sabrina Vaz, Verônica Rios e Sandra Belê, entre outros.
Interessante destacar que após o falecimento de Duduta, em julho do ano passado, Waguinho assumiu a lutheria e o Regional, mantendo, como de costume, a inventividade e a alegria das rodas de choro nas manhãs de domingo, na casa do pai. Com Eloisa Olinto forma um dos casais mais criativos da cena musical contemporânea em Campina. Os dois se apresentaram muito na noite da cidade, em bares e cerimônias de casamento e eventos públicos. Também com ela, e mais três amigos, criou o grupo Samba Contradição.
Foi um dos fundadores da Banda Obsessão, em 1990. Em 2014 recebeu um convite para montar uma banda referente à gravação do DVD do projeto “São João Cultural”, com o envolvimento de variados profissionais da área, a exemplo de Santana, Amazan e Adauto Ferreira. Há cinco anos é responsável pela banda que acompanha inúmeros artistas no projeto “Tributo a Marinês”.
Gravou CDs de vários artistas no Radiola Estúdio, no qual é proprietário. Entre os mais importantes, de acordo com ele, figuram o segundo compacto de Duduta e Seu Regional, denominado “Amigos”, e os CDs de sua esposa. Waguinho de Duduta tem ativa atuação na vida artística do município. É presença cotidiana em eventos como o Festival de Inverno e o Projeto Sete Notas do Sesc Centro.
O Palco do Choro é uma iniciativa do Grupo Chorata e do MAPP. Acontece mensalmente, sempre com a proposta de homenagear músicos locais que trabalham com o gênero e contribuir para o fortalecimento do Chorinho em Campina. Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3310-9738.

Foto: Divulgação