Projeto Cordel no Museu celebrará Estadualização da UEPB com edição especial na próxima quinta, dia 10

8 de outubro de 2019

Na próxima quinta-feira (10), às 9h, o “Cordel no Museu” terá como sede o Hall do Prédio Administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado no Câmpus I da Instituição, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. Usualmente efetivado no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o evento pretende, nesta edição, homenagear os 32 anos de Estadualização da UEPB, por isso a escolha de que fosse sediado nos “quintais da Reitoria”, conforme aponta o material de divulgação.
Estarão na oportunidade Silas Silva da Paraíba, com o seu projeto “A Poesia a Serviço da Educação”, e os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira, uma das instituições que compõem a iniciativa. Também se farão presentes os poetas Chico Mulungu, Marconi Araújo, Josenildo Lima e Alfranio de Brito.
Segundo a curadora da Sala 3 [Cordel] do MAPP, a professora Joseilda Diniz, a ideia desta edição é também descentralizar as ações, ocupando outros espaços, de maneira a facilitar a descoberta da poesia popular por públicos diferenciados. “Desta feita, promoveremos com os servidores este diálogo artístico. Teremos vendas de cordéis e exposição de livros da Editora da Universidade Estadual da Paraíba, tudo animado pelo Fole de Oito Baixos, com os músicos Luizinho e João Calixto”, disse. Na ocasião, a plateia também poderá integrar visitas guiadas à Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, segundo acrescentou Joseilda.
Surgido este ano, o “Cordel no Museu” resulta de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o MAPP e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). A atividade acontece mensalmente e busca, além de conferir mais visibilidade ao gênero, salvaguardar a memória dos artistas envolvidos em sua produção, a exemplo de Toinho da Mulatinha, Zé Laurentino e Manoel Monteiro. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9738.
Texto: Oziella Inocêncio