Na próxima sexta-feira (25), a partir das 19h, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, apresentará três peças teatrais ao público. Trata-se de “Flicts”, “Um país chamado Brincolândia” e “O Pequeno Príncipe”. A primeira tem texto de Ziraldo, a segunda é de Manoel Gioncarlo e Silva e a terceira de Antoine de Saint-Exupéry. Todas têm adaptação e direção do professor de Teatro Infantil e Infantojuvenil do CAC, Sérgio Simplício. A entrada é gratuita.
Flicts traz a história de uma cor “diferente”, que não se enquadra em lugar nenhum. De um tom terroso bege, Flicts se sente mal, pois na visão dele não se encaixa em nada: no arco-íris, nas bandeiras… Compara-se, ademais, às outras cores, às qualidades que nelas vê. Para ele, jamais terá a paz do azul nem a força do vermelho. Enxerga-se apenas como o frágil, feio e aflito Flicts.
O livro foi escrito por Ziraldo em dois dias e data de 1969. É considerado um marco na literatura infantil do Brasil, trazendo uma mensagem de caráter, franqueza consigo mesmo e respeito, porque sim, após muitas conjecturas e aventuras, Flicts encontra um ambiente lindo e maravilhoso para existir. Integram o elenco da montagem Iasmin Barbosa, Luna Galdino, Clara Brasil, Duda Martinrs, Cacau Brasil, Beatriz Gouveia e João Otávio Silveira.
A pureza do mundo infantil, a ocupação excessiva que os pais, na atualidade, usualmente a elas impõem, tratando-as como adultas, e o advento da internet constituem o mosaico perpassado por Um país chamado Brincolândia. Entre os personagens da peça figuram a Fada Luz, a Infernet, o Ursinho Pimpão, a Bailarina e o Fantoche. Os atores são Expedito Nascimento, Emanuel Nascimento, Franklin Justino, Sarah Maria, Thaís Nóbrega, Elis Santana, Hyngryd layanne, Lara Cristina, Liz Vitória e Abraão Gonçalves.
Já “O Pequeno Príncipe” narra a história de um piloto que cai no deserto com seu avião. Lá, ele encontra uma criança que diz ter vindo de um pequeno planeta distante. É ali, naquela inusitada convivência, que os dois repensarão suas convicções. Mágica e comovente, a obra é considerada pelo filósofo Martin Heidegger [1889-1976] como um dos expoentes do Existencialismo no século XX.
A peça estreou no Sesc Centro Campina Grande, no mês de setembro. Nesse ínterim, foi exibida em Taperoá e Nova Palmeira. O elenco é composto por Jade Caroline, Mycaelly Barros, Flávia Azevedo, Alessandra Barreto, Isley Stefanie, Lizianny Souza, Carolina Guimarães, Maria Laura e Heloísa Félix.
O CAC fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3310-9719.
Fotos: Divulgação