Procult é parceira em fóruns que discutirão no próximo sábado (26) o futuro do autêntico forró nordestino

25 de outubro de 2019

No próximo sábado (26), na Vila do Artesão, em Campina Grande, a partir das 8h, ocorrerá um ciclo de palestras e diálogos debatendo o autêntico forró do Nordeste, sua projeção no futuro e valorização na contemporaneidade. O evento é resultado de uma parceria entre a Pró- Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Fórum do Forró de Raiz e a Rota do Forró. A entrada é franca.
Em pauta, temas urgentes para o gênero: direitos autorais junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), inserção em editais, defesa do mercado de trabalho, contratação irregular de artistas, arbitrariedades no pagamento e fixação de pisos,  além do desenvolvimento de estratégias eficazes que possam fazer frente à descaracterização sofrida pelo forró ao longo dos anos, notadamente no que se relaciona às festas juninas.
Outra questão relevante e que será um dos cernes do debate se refere à decisão, tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro deste ano, que regula o critério central de admissão de artistas pela administração pública. Segundo a norma, a contratação só será possível caso eles sejam profissionais. Assim, todos necessitarão pertencer à Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) ou a algum sindicato ou entidade representativa da classe.
As atividades se estenderão por todo o dia e percorrerão eixos abordando tópicos distintos, que vão desde o esclarecimento de questões jurídicas até o desenrolar da candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, embate capitaneado pela ativista cultural Joana Alves, presença confirmada na iniciativa. Em maio, teve início a primeira pesquisa sobre as matrizes tradicionais do forró, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que representou mais um passo importante para que a meta seja conquistada.
Várias convocatórias têm sido feitas para mobilizar a comunidade e os artistas nesse sentido, especialmente pelas redes sociais, conforme relata a Comissão Organizadora do evento em Campina Grande. A expectativa é que participem dos fóruns autoridades e entidades privadas,
bem como senadores, deputados e vereadores.