Neste sábado (9), às 20h, o Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em Campina Grande, será palco da 13ª edição do Desafio Estado x Estado. Já consolidado na cidade, o evento, que reúne 12 repentistas de seis localidades do Nordeste e costuma arrebanhar um grande público àquela casa de espetáculos, mais uma vez conta com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Conforme o coordenador da iniciativa, Iponax Vila Nova, o Desafio Estado x Estado tem como intuito retomar uma época de ouro na Rainha da Borborema, quando Campina era aclamada como referência para os cantadores, devido aos grandes empreendimentos culturais que realizava no gênero.
Este ano, participarão da peleja Acrízio de França (PB), Raimundo Caetano (PB), Edvaldo Zuzu (PE), Felipe Pereira (RN), Gilberto Alves (AL), Ismael Pereira (CE), Ivanildo Vila Nova (PE), Jeferson Silva (PI), Raulino Silva (RN), Rogério Meneses (PB), Sebastião Dias (RN) e Zé Viola (PI). Os primeiros quatro colocados da disputa serão premiados com R$ 10 mil. Os outros competidores receberão cachês de participação.
De acordo com Iponax, na atualidade o evento é considerado por muitos como o maior do mundo no que se refere à cantoria de viola. “Temos uma ótima premiação, agregamos os melhores cantadores e apresentamos um formato diferenciado”, explicou.
Conhecida pelo apoio que concede às práticas de caráter popular, a UEPB é parceira do Desafio Estado x Estado desde o começo. Para a Instituição, celebrar o gênio dos bardos nordestinos é ecoar os saberes e tradições do nosso povo, encontrando reverberações, pensamentos similares, igualmente dispostos a salvaguardar, exaltar e multiplicar o fazer criativo da região.