Projeto Palco do Choro recebe a cantora Eloisa Olinto no Museu de Arte Popular da Paraíba

27 de novembro de 2019

Na próxima sexta-feira (29), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, promove mais uma edição do Projeto Palco do Choro. A iniciativa, que tenciona valorizar o gênero na Rainha da Borborema, tem como convidada a cantora Eloisa Olinto. A entrada é franca.
Eloisa Maria Olinto da Fonseca iniciou sua carreira aos 15 anos, cantando música gospel. Gravou seu primeiro compacto no estúdio de Gabimar Cavalcante. Ficou em primeiro lugar em dois expressivos festivais regionais, sendo um em Campina e outro em João Pessoa, nos anos 1999 e 2000, respectivamente. Em 2002 entrou como voz feminina, no grupo de música latino-americana de raiz “Canto Andino”, a convite do músico Jorge Ribbas. No ano seguinte, ingressou na banda Adágio Show Baile, sendo cantora de frente. Eloisa Olinto fez bailes por uma década, tornando-se bastante conhecida em Campina, onde nasceu. Com o músico Waguinho, embalou as mais diversas casas, bares e restaurantes, nas noites da cidade.
Eloisa conheceu o Choro de Duduta em 2005 e logo passou a integrar o Regional dele. Três anos depois, gravou o choro “Campinense”, de Duduta/Ruy Farias e letra de João Oliveira, no primeiro CD autoral do Mestre. Já sua primeira aparição nacional se deu em 2009, no programa Sr. Brasil da TV Cultura, ao lado do Regional. No mesmo ano, formou o grupo Samba Contradição, com Waguinho e quatro amigos. Gravaram um CD em 2010. O grupo durou três anos e se desfez no final de 2012. Eloisa Olinto seguiu carreira solo no samba até 2014 e gravou um CD nesse período.
Em 2012 ela foi a primeira paraibana a estar no programa musical The Voice Brasil, da Rede Globo, sendo aceita no time de Carlinhos Brown. Mas, antes disso, também em 2012, a cantora esteve no concurso Mulheres que Brilham, no programa Raul Gil, do SBT.
Eloisa tem um amplo leque de trabalhos e projetos com artistas de renome, a exemplo de Elba Ramalho, Gal Costa, Alcione, Dudu Nobre, Maria Creuza, Zezé Motta, Santana, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Cezzinha do Acordeon, Targino Gondim, Waldonys, Biliu de Campina, Benedito do Rojão, Antônio Barros e Cecéu, Ton Oliveira, Os Gonzagas, Luizinho Calixto, Amazan e Capilé, entre outros.
Ainda pode se destacar, na narrativa de sua travessia artística, a gravação de um DVD durante as festividades do Maior São João do Mundo, em 2016; e um sonho realizado em 2017: cantar em dueto com Marinês. Eloisa, aliás, foi nomeada Madrinha do Tributo a Marinês, evento beneficente que acontece todos os anos, reunindo famosos da música regional em uma homenagem a Rainha do Xaxado. Mais recentemente, em 2018, ela teve sua experiência de estreia como apresentadora de televisão, comandando, ao vivo, o programa Arraial Itararé. Em 2019, Eloisa Olinto comemora 20 anos de carreira, dispondo de cinco CDs gravados.
O Palco do Choro acontece por meio de uma parceria entre o MAPP e o Grupo Chorata. Nele, mensalmente se apresentam artistas locais. A ideia é compor as famosas rodas de Choro, já aclamadas por sua improvisação permeada pela genialidade, incentivando o gênero.

Foto: Divulgação