Memorial do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da Universidade Estadual completa cinco anos de fundação

9 de outubro de 2020

Inaugurado em 2015, o Memorial do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra é mais um aliado da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba quando se trata de enaltecer as raízes nordestinas. Instalado no Parque do Açude Novo, ao lado do Terminal de Integração (prédio do antigo Museu Assis Chateaubriand, onde hoje funciona a Secult), em Campina Grande, o Memorial detém uma média de dois mil visitantes anuais. Compõem este público, estudantes, professores, turistas, pesquisadores e demais admiradores da arte regional.
São quase 300 peças em exposição, que narram a história do Grupo em cores vivas, e por extensão, do próprio cotidiano artístico da cidade e da Universidade, posto que o Acauã já conta 34 anos. Chamam a atenção no acervo, por exemplo, as indumentárias e adereços utilizados nos espetáculos, muitos finamente bordados.
Premiações, comendas, certificados, placas e máscaras recebidos pelo Acauã estão nas paredes e nas estantes, e, à soleira da porta, descansa um bumba meu boi cheio de lantejoulas, após palmilhar várias estradas brasileiras e estrangeiras, afinal o Grupo soma centenas de apresentações e mais de um milhão de espectadores.  Os visitantes do Memorial são oriundos de todas as partes da Paraíba e de localidades circunvizinhas.
A maior frequência se dá durante as comemorações do Maior São João do Mundo. “É um ambiente que favorece a ampliação do saber de um jeito lúdico. É atraente tanto do ponto de vista turístico quanto artístico e através deste espaço podemos contribuir para a questão da memória nas novas gerações”, enfatizou o diretor Agnaldo Barbosa.
O Grupo começou suas atividades em 1986, ensaiando numa escola de Bodocongó, segundo recordou Agnaldo. Depois seguiu para uma sociedade de amigos do bairro, vindo, posteriormente, para a UEPB. Na mesma época, vários grupos surgiram na Rainha da Borborema, mas não conseguiram continuar suas ações, o mais das vezes pelas dificuldades financeiras. Atualmente o Acauã é ligado à Procult, dispõe de 46 integrantes e participa efetivamente da vida acadêmica da instituição, fornecendo inúmeras apresentações para os eventos da Universidade.
Informações sobre o Memorial e o Grupo podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9733.

Curiosidades
SEM PLAYBACK O Acauã odeia playback – até nos ensaios o Grupo prefere usar música ao vivo
IN MEMORIAM A Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) incentivou bastante o Grupo quando da fundação do Memorial, por meio do então secretário Lula Cabral (falecido em 2018)
MÃOS À OBRA Os próprios integrantes do Grupo é que concebem uma boa parte de seus adornos