UEPB é ponto de coleta para doação de roupas e brinquedos para a campanha “Juntos pela causa indígena”

21 de outubro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro Artístico Cultural da Instituição, firmou uma parceria com a Organização não governamental Rede Povos da Terra da Paraíba e está apoiando a campanha “Juntos pela causa indígena”, que tem como objetivo receber doações de brinquedos, roupas e calçados para comemoração do Dia das Crianças indígenas,. Os interessados em participar da campanha podem se dirigir até a sede do CAC, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 44, Centro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para fazer sua doação que será destinada a crianças com faixa etária entre 1 mês e 13 anos de idade.
Serão favorecidas com a campanha as crianças indígenas Tabajara e Potiguara, das aldeias Taepe, Mata Escura e Cumaru, além das crianças venezuelanas da etnia Warao, refugiadas em Campina Grande e João Pessoa. As doações já podem ser feitas e ocorrerão até o dia 30 de outubro. Já as entregas dos itens doados serão feitas durante a primeira semana do mês de novembro. Esta campanha será efetuada em quatro etapas. A primeira ação será voltada para os indígenas Potiguara, focando as aldeias Taepe, Mata Escura e Cumaru, localizadas no litoral Norte da Paraíba, a fim de ajudar 102 crianças. A segunda ação será voltada para os indígenas Tabajara, nas aldeias Barra de Gramame, Vitória e Nova Conquista, no litoral Sul da Paraíba, no município do Conde, com um total de 75 crianças.
Dando prosseguimento, a terceira ação da campanha será junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, residentes nos seis abrigos de João Pessoa, sob a responsabilidade do Centro Social Arquidiocesano São José, que favorecerá 101 crianças. A quarta e última ação será junto aos Waraos, no abrigo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que acolhe 24 crianças. Para a realização de toda a campanha serão adotadas medidas sanitárias, conforme o protocolo da OMS em prevenção da Covid-19.
Outras instituições estão apoiando a campanha, a exemplo do Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Defensoria Pública Estadual (DPEPB), Ministério Público do Trabalho (MPT), FUNAI, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste (SPM), Arquidiocese da Paraíba, UNINASSAU Campina Grande, Sindicato dos professores da UEPB (ADUEPB), Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (SINTAB), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUP), Amigos do Bem e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Para quem está em João Pessoa, mas também quer contribuir com a campanha, pode fazer sua doação na sede da Funai, localizada na Avenida Paraná, nº 184, bairro dos Estados, no horário das 8h às 17h, também de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (61) 98184-1251 e (81) 99850-1764.
Texto: Givaldo Cavalcanti