Coordenadoria de Comunicação divulga edital da 4ª edição do Festival de Cinema de Rua de Remígio

22 de junho de 2021

Como parte das ações itinerantes do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, será realizado entre os dias 11 a 14 de agosto a 4ª Edição do Festival de Cinema de Rua de Remígio. Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa será realizada no formato on-line devido a pandemia de Covid-19. Este ano, o Festival contará com a Mostra Pedra da Letra, para filmes de longa-metragem; Mostra Arribação, para curta-metragem; e Mostra Curimataú, para filmes de produções universitárias e novos diretores. O edital com detalhes do evento já foi publicado.
O Festival ainda poderá compor a sua programação com Sessões Especiais com filmes convidados, conforme avaliação da organização e da curadoria do evento. As inscrições das produções para os cineastas interessados em concorrer serão realizadas no período de 3 a 30 de junho. A inscrição é gratuita e cada produtor poderá inscrever quantos trabalhos desejar, sendo vedada a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional, política ou empresarial.
A inscrição deverá ser feita por meio de preenchimento de formulário eletrônico, sendo uma ficha de inscrição para cada trabalho. A inscrição estará disponível neste LINK. As inscrições também poderão ser efetivadas pela plataforma Film Freeway, no seguinte endereço: https://filmfreeway.com/festcineremigio.
O resultado da seleção sairá no dia 30 de julho, e as mostras serão realizadas de 11 a 14 de agosto. A exemplo das edições anteriores, serão concedidos aos premiados nas Mostras Pedra da Letra, Arribação e Curimataú certificados de seleção e para os vencedores em 15 categorias, incluindo melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor ator e melhor atriz. O Festival de Rua de Remígio nasceu como fruto da extensão do Festival Audiovisual de Campina Grande, o Comunicurtas UEPB, no ano de 2017. Os homenageados desta edição serão conhecidos em breve.
O evento, que funciona como vitrine para a produção audiovisual é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Associação Cultural Pedra da Letra e Ypuarana Cultural, além do apoio da Prefeitura Municipal da cidade de Remígio. O Festival conta ainda com a colaboração da produtora Polvo – Consultoria, além do suporte do festival Comunicurtas UEPB.
Já incluso no calendário de eventos da cidade, o Festival de Cinema de Rua de Remígio visa difundir a produção cinematográfica e incentivar novas produções audiovisuais. Em sua 4ª edição, será composto por oficinas e cursos na área do audiovisual e da comunicação, além de promover debates, webinários, palestras, conferências e mostras competitivas de filmes de longa e curta-metragem. O Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB completa 16 anos em 2021, e tem incentivado o surgimento de outros festivais no interior da Paraíba.

Texto: Severino Lopes