Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) faz encerramento da Primavera dos Museus

25 de setembro de 2021

Na noite da última sexta-feira (24), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, promoveu mais um evento dentro da programação da Primavera dos Museus – desta feita, encerrando a iniciativa proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, a Primavera dos Museus teve como tema “Perdas e Recomeços” e, na UEPB, as atividades foram efetuadas pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e o MAPP, sendo transmitidas online pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM).
Finalizando as práticas que começaram na segunda-feira (20), o Museu fez uma exibição da exposição “Nise da Silveira: uma vida para o nosso tempo”. O vídeo percorreu um pouco do material em cartaz, mostrando recortes de destaque na existência e no trabalho desenvolvido por Nise, passando, por exemplo, por sua prisão na Ditadura Militar, a amizade com o escritor Graciliano Ramos e o célebre encontro com o psiquiatra Carl Gustav Jung. A exibição assinalou, ainda, como Nise melhorou a vida de tantas pessoas, exigindo um tratamento humanizado para os doentes mentais e inclusive descobrindo entre eles vários artistas de talento.
“Nise da Silveira: uma vida para o nosso tempo” é realizada por meio do Departamento de Psicologia da UEPB, com curadoria do professor José Pereira da Silva, diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, produção de Sandrinho Dupan, que é curador da Sala de Música do MAPP, design gráfico de Éder Santos e filmagem e edição de Luzildo Queiroz. No mês de outubro, a exposição continua aberta à visitação presencial, mediante agendamento no Instagram do MAPP e seguindo todos os procedimentos de segurança relativos à pandemia da Covid-19.
Em seguida, a Primavera dos Museus no MAPP foi concluída com uma apresentação da Filarmônica Municipal Epitácio Pessoa, com regência do maestro Gedeão Faustino. Considerada um patrimônio da Rainha da Borborema – é uma das mais antigas do Estado, tendo sido fundada em 15 de agosto de 1848 – a Filarmônica atraiu à calçada do Museu uma expressiva plateia, sendo em boa parte composta por pessoas que costumam caminhar no Açude Velho.
Artistas no Museu
A Primavera dos Museus teve duração de cinco dias no MAPP, trazendo palestras, homenagens, apresentações musicais, cênicas e de dança. Entre os artistas que participaram dela figuram Chico Oliveira, Erivan Ferreira, Caio César, Edglei Miguel, João Batista, Lucas Barreto, Sócrates Gonçalves, Caio Silva, Nalbert Lima e Djair Silva.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e também passaram por ela o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Dauci Pinheiro Rodrigues e o diretor do Teatro Municipal Severino Cabral, Carlos Alan Peres, entre outros.
Texto: Oziella Inocêncio