Pró-Reitoria de Cultura participa de solenidade em homenagem a capoeiristas de Campina

5 de novembro de 2021

Na manhã da última quinta-feira (04), a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve presente em uma solenidade na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), que fez uma homenagem a ilustres capoeiristas da região. Um deles foi Marcos Antonio Batista, mais conhecido como Mestre Sabiá, laureado pela Câmara com o Título de Cidadania Campinense. A propositura foi efetuada pela vereadora Jô Oliveira.
Desde 1980, Mestre Sabiá trilha uma trajetória de êxito na Capoeira, com uma participação bastante ativa, além disso, na vida artística da cidade – ele teve uma passagem, inclusive, pelo Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, que pertence à UEPB. Mestre Sabiá já recebeu diversas homenagens na Rainha da Borborema, sendo que o título vem coroar esse caminho de sucesso e trabalho na região.
No ano passado, por exemplo, ele foi contemplado com o Prêmio Berimbau de Ouro. Criado em 2008, pelo historiador e mestre de capoeira, Máximo Pereira de Brito Filho, o Prêmio busca laurear aqueles que se destacam no gênero. Em 2016, Mestre Sabiá também recebeu da mesma CMCG uma medalha em reconhecimento às suas ações em benefício da comunidade campinense.
Mestre Sabiá – que ganhou esse codinome de seu primeiro mestre, Cláudio Raimundo da Silva – tinha 18 anos quando começou a prática nessa expressão cultural, em João Pessoa (PB). Cinco anos depois, veio morar em Campina, logo iniciando um trabalho com a Capoeira e Danças afro-brasileiras no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC). No ano seguinte, consolidou seu trabalho no Centro Cultural Lourdes Ramalho onde, ainda hoje, ou seja, há quase 40 anos, exerce a função de Mestre de Capoeira.
Na mesma solenidade, houve a entrega de Medalha de Honra ao Mérito a Evaldo Batista dos Santos (Mestre Morcego) e à União dos Capoeiristas do Planalto da Borborema, representada por Francimário de Sousa (Mestre Neguinho). Procedeu-se, igualmente, com uma homenagem (in memoriam) à Cris Nagô.
Para o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão Andrade, as proposituras, a entrega das medalhas, enfim, todas as atividades realizadas, foram muito merecidas. “Engrandece a nossa cidade quando eventos desse tipo acontecem. É uma alegria imensa assistir e participar desse dia histórico no nosso município, com a valorização desses artistas, que são verdadeiras referências na preservação e disseminação da Capoeira”, assinalou.
Dia Municipal do Coco de Roda e Benedito do Rojão
Outra das propostas de Jô Oliveira, também aprovada, refere-se à instituição do dia 04 de julho como o Dia Municipal do Coco de Roda em Campina Grande. A ideia é enaltecer o gênero e os profissionais da cadeia produtiva dele.
A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento de Benedito do Rojão, um dos maiores representantes dessa manifestação da cultura popular em nossa cidade, e que, aliás, esteve na solenidade, cantando alguns de seus sucessos.
Dentre os presentes à ocasião na CMCG pode-se destacar, ainda, os vereadores Sargento Neto, Marinaldo Cardoso, Rubens Nascimento, Anderson Almeida, Jô Oliveira, Carol Gomes, Dona Fátima e Fabiana Gomes.

Texto: Oziella Inocêncio