Coordenação abre inscrições para voluntários integrarem equipe do 16º Festival Comunicurtas UEPB

8 de novembro de 2021

Já estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em atuar como voluntários no 16º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. Para se inscrever, o interessado deve preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico, https://forms.gle/L1HkSv7pBQeRsedb6, e marcar o horário em que estará disponível, bem como, a área que pretende atuar durante o festival.
De acordo com o coordenador geral do Festival, e coordenador de Comunicação da UEPB, o jornalista Hipólito Lucena, serão selecionadas pessoas para trabalharem durante os cinco dias do evento. A seleção é aberta para todos os estudantes, sendo preferencialmente, destinadas para integrantes da UEPB. As inscrições para os interessados podem ser feitas até a sexta-feira (12).
As vagas estão distribuídas nas áreas de Cerimonial, Programação, Técnica, que envolve organizar o fluxo de informações, materiais e pessoas, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade; além de Curadoria e Júri; Logística, que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, bem como planeja a produção, alimentação e transporte; Comunicação, que envolve várias demandas como criar identidade visual gráfico ou animado, vinhetas, cobertura fotográfica/vídeo, assessoria de imprensa, transmissão on-line e rede social. Como aconteceu nas edições anteriores, o voluntário receberá um certificado com carga horária e descrição do trabalho realizado.
A 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, será realizada no período de 1º a 5 de dezembro, na cidade de Campina Grande, no formato on-line. Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), o Festival atrai produções da Paraíba e de diversos estados da País.
Com temática “Inventar a vida, viver a arte”, o Comunicurtas mais uma vez contará, além dos tradicionais curtas-metragens, com a mostra de filmes em longa-metragem. Considerado uma vitrine para os amantes da sétima arte, o Comunicurtas e sua 16º edição terá as nove mostras competitivas, cujas categorias vão do local ao nacional, da reportagem às performances artísticas.
A proposta é abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade à produção local e regional, especialmente, além de visar o reconhecimento dos profissionais da área.
A novidade desta 16ª edição será a da mostra de videoarte “Território Liberdade”, que presta homenagem ao artista contemporâneo Antônio Dias, autor da obra “Território Liberdade, Faça Você Mesmo”. O artista nasceu em Campina Grande, em 1944, produziu e morou em diversos países e se consagrou como referência para as artes visuais no Brasil numa longa carreira.
Texto: Severino Lopes