Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba apoia curso de extensão Bioconstruindo

18 de abril de 2022

De sexta (22) até domingo (24) acontece em Campina Grande o curso de extensão Bioconstruindo. A atividade tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e busca fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre bioconstrução com terra crua, visando uma aprendizagem consciente e tecnicamente fundamentada.
O curso é voltado aos alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e de Materiais, Química Industrial, Design, Agronomia, Agroecologia, Biologia e áreas afins, bem como a todos os interessados. As técnicas exploradas na atividade, que detém 16 horas/aula, contemplam Tijolo Ecológico ou BTC (Bloco de Terra Comprimida), Taipa de Pilão e Taipa de Mão ou Pau a Pique, além do módulo geodésicas, trazendo a construção de maquetes em escala reduzida, após a introdução teórica.
Um dos destaques do conteúdo é a palestra intitulada “Bioarquitetura – Da História à Contemporaneidade”. Nela é feito um breve histórico das técnicas e suas aplicações na atualidade, no que se refere à arquitetura ecológica. Entre a variedade de tópicos abordados figuram ainda “Os Tijolos na História – do Adobe ao Bloco de Terra Comprimida”, “Usos e Projetos Contemporâneos com o Tijolo Ecológico” e “Geometria e Tensegridade”.
A atividade é ministrada pelo arquiteto e urbanista, especialista em Gestão Urbana e Sustentabilidade, Ítalo Tavares (que também coordena o curso), e pelos facilitadores Herbert Andrade (historiador e professor) e Ramon Vieira (químico industrial e graduando em Engenharia Civil). Integra o curso, igualmente, como convidado, Weslley Meneses (arquiteto e cenografista).
Interessados em participar podem fazer a inscrição via formulário online clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99980-6192,  o e-mail bioconstruindobrasil@gmail.com, ou pelas redes sociais @bioconstruindocg e  https://www.facebook.com/coletivobioconstruindo.
Mais sobre o curso Bioconstruindo
O curso Bioconstruindo é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) e além da Procult tem como apoiadores Ítalo Tavares – Arquiteto, Casa João de Barro (que inclusive sedia as práticas) e o Vida -BR-.
A atividade almeja contribuir no que trata de soluções à degradação do meio ambiente, de modo a ajudar na implantação de medidas de sustentabilidade na Paraíba. A ideia é, igualmente, despertar nos jovens o espírito empreendedor, tendo em vista que o curso apresenta sistemas de “construção natural”, economicamente viáveis.
Vale ressaltar que a Bioconstrução está relacionada a criar, construir e organizar espaços centrados no respeito à vida. É ligada à arquitetura vernacular, que propõe modos de edificar espaços de vivência, a partir de materiais encontrados no próprio local e utilizando técnicas simples.
Texto: Oziella Inocêncio