Central de Integração Acadêmica recebe exposição “Potiguara: Cenas e Poemas”, de Paizinha Lemos e Normana Natália

17 de junho de 2022

Está em cartaz na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Campina Grande, a exposição fotográfica “Potiguara: Cenas e Poemas”. O trabalho resulta de uma parceria entre a jornalista e fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) e da professora do Departamento de Educação, Normana Natália Passos.

A exposição é composta por cerca de 30 fotos captadas por Paizinha Lemos e 14 poemas escritos por Normana, a partir de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação de História Social da Universidade de São Paulo (USP). Assim, a obra conjunta contempla várias narrativas da vida do povo potiguara, revelando detalhes que percorrem desde a beleza de seus adornos, até algumas de suas práticas diárias, a exemplo de caça e pesca.
Exposição na Central de Aulas 03 Exposição na Central de Aulas 01

Paizinha Lemos tem 31 anos de profissão. Ela iniciou na fotografia no curso de Comunicação Social da UEPB e, desde então, não parou mais. Para a exposição, foram tiradas mais de 400 fotos, sendo selecionadas posteriormente as que de modo mais fiel retratam a cultura potiguara. “A ideia de fazer a exposição veio em 1991, quando conheci Baía da Traição e fiquei encantada com eles”, disse Paizinha. O mesmo encantamento, aliás, é compartilhado pela professora Normana, e, de acordo com ela, as poesias foram surgindo dessa admiração, naturalmente, conforme se avolumava a escrita de sua tese. “Comecei a escrever poesia ainda criança, mas essa escrita poética e etnográfica nasceu do meu doutorado”, pontuou.

A exposição já ocorreu em Baía da Traição e no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina, obtendo uma boa receptividade em ambas as cidades. Ela permanece em cartaz na Central de Integração Acadêmica até o dia 9 de julho.

Exposição na Central de Aulas 05 Exposição na Central de Aulas 04

Texto: Oziella Inocêncio