Projeto “Cordel no Museu” realiza atividade no próximo sábado (25) com lançamento de obras e declamações

23 de junho de 2022

Neste sábado (25), às 15h, o Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o projeto “Cordel no Museu”. O evento objetiva reunir editores, estudiosos, xilógrafos, poetas e admiradores do gênero, enfatizando o brilho dessa arte tão nordestina, especialmente durante as festividades juninas na Rainha da Borborema. A entrada é franca.

A iniciativa é realizada através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e do MAPP, junto com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). Como de costume, a programação contemplará tudo que a produção cultural paraibana possui de mais genuíno, com declamações, apresentações artísticas, comercialização e lançamento de cordéis e várias outras publicações, sendo uma delas “Pérolas do Poemar” (Editora Lucarocas), de Chico D’Assis.

Entre as participações confirmadas no evento, figuram a dos poetas Marconi Araújo, El Gorrión, Jota Lima Cordelista, Alfrânio Gomes de Brito, Toinha do Assaré, Edglês Gonçalves (Ed Gonchá) e da musicista Mileni de Fátima. Idealizador do projeto “Nossa Música no São João
dos Três Pandeiros”, o produtor cultural Alfranque Amaral também se fará presente.

Compõe a atividade, igualmente, uma campanha do agasalho destinada ao “Tamanquinho das Artes” – iniciativa de caráter sociopedagógico que busca educar, por meio da cultura e das práticas artísticas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação existe
na cidade desde 2016, sendo efetuada pelo Instituto Solidarium, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Diocese de Campina Grande.

O “Cordel no Museu” vem acontecendo mensalmente desde 2019, a partir da premissa de conferir mais visibilidade ao gênero, além de fortalecer a cadeia produtiva dele e salvaguardar a memória dos artistas envolvidos em sua criação. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9738.

Texto: Oziella Inocêncio