Museu de Arte Popular recebe lançamento do livro “Entre Sonhos e Sertões”, de Jonas Duarte

20 de março de 2023
Na próxima sexta-feira (24), às 17h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Entre Sonhos e Sertões”, de autoria de Jonas Duarte. A entrada é franca.

Saído pela Editora Papel da Palavra, o livro tem 220 páginas e marca a estreia de Jonas no mundo literário. Professor titular do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, ele contou que a publicação aconteceu graças ao incentivo de amigos do referido Departamento. “Eles viviam dizendo que minhas histórias deviam ser conhecidas. Sempre tive problemas com o que escrevo, considero inferior, então, tentaram me encorajar”, explicou.

O mestre de cerimônias do evento será o docente Daniel Duarte, que, entre aboios e toadas nordestinas, anunciará as pessoas que falarão. A cantora Dani Brito interpretará algumas músicas do repertório que é apresentado no livro – são, no total, 13 canções. Estarão presentes também compondo a ocasião os professores Laudemiro Lopes, Regina Célia e Monique Cittadino, que, aliás, prefaciou a obra.

A princípio, conforme destacado por Jonas, a obra perfaz um memorial destinado à obtenção da progressão a professor titular da UFPB. “Mas, embora tenha esse caráter inicial, ela é repleta de história política e econômica. Nas minhas recordações, o contexto social, cultural e econômico aparece sempre como determinante”, pontuou.

Assim, Jonas envolve suas narrativas em cenários da história política brasileira e internacional, sem que os fatos narrados apareçam fora da conjuntura. “O panorama é descrito a partir da visão de um militante de esquerda, que vai consolidando suas convicções ideológicas, mantendo a indignação em relação às injustiças sociais e alcançando a maturidade intelectual”, detalhou.

Jonas apontou que se precisasse definir o livro em poucas palavras, diria que são “memórias de um sertanejo utópico” e que, noutra perspectiva, concorda com um amigo, igualmente professor, que assim batizou a publicação: “é um roteiro sentimental de amores, pelos sertões do Cariri e do Semiárido, na busca pela compreensão da realidade do lugar, sem perder de vista o sonho de transformar o mundo”.

Em dezembro deste ano, Jonas pretende lançar seu segundo livro, no momento em fase de revisão, chamado “Da economia do golpe de 2016 à esperança das eleições de 2022”. “Está praticamente pronto e será uma coletânea de análises políticas e econômicas, nesse recorte do tempo”, ressaltou.

Mais sobre Jonas Duarte
Jonas Duarte é mestre em Economia e doutor em História Econômica. Seus estudos têm ênfase na História Econômica regional do Semiárido. Vereador de 1983 a 1989, em Boqueirão, Jonas também foi líder de movimento estudantil e presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), bem como coordenador geral, por cinco anos, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos João Pedro Teixeira. Sobre si mesmo, diz que é militante das causas populares desde sempre e hoje continua na militância de esquerda.

Texto: Oziella Inocêncio