Pró-reitoria de Cultura realiza 4ª edição Fórum de Gestão Cultural a partir desta terça-feira (8)

4 de agosto de 2023

Na terça-feira (8), às 18h30, a abertura se dará no Teatro, contando com a poetisa Anne Karolinne, que será a cerimonialista. À frente da solenidade estará a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz. Arrematam a noite como atrações artísticas, o Grupo Chorata e o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.

No dia seguinte, às 9h, o evento prossegue no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, começando com uma apresentação do Projeto Tamanquinho das Artes, oriundo do Instituto Solidarium. Também está prevista uma exibição musical com o violinista e maestro Elton Silva. Em seguida, haverá a palestra “Políticas culturais, financiamento, licitações nas Instituições Públicas – Financiamento público à cultura, desenvolvimento regional e Instituições Públicas de Ensino Superior”. A mediação é do pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade e do diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), professor Cidoval Morais de Sousa.

Já às 11h30 haverá uma exposição audiovisual da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida (BORAA). Às 14h, se desenvolverá o Grupo de Trabalho (GT) intitulado “Política Cultural – Participação de agentes culturais da UFAL e da UFRN para compartilhar as experiências de implementação de planos culturais em suas instituições”, com coordenação do professor Marcos Dias Coelho, proveniente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

A capacitação caberá à coordenadora adjunta do FORCULT Nordeste, professora Maria Lana Monteiro, da Universidade de Pernambuco (UPE). No que se refere às parcerias institucionais, terá a palavra o coordenador do Fórum, Jorge André, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a coordenadora da rede de museus e acervos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Gabriela Gomes.

As atividades do dia continuam, com uma feira de livros e cordéis – tanto de autores da EDUEPB, como de escritores convidados – além de uma feira agroecológica. Às 17h30, a programação contempla uma visita guiada à exposição “Movimento Armorial 50 anos”, em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).

Encerramento, convidados e inscrições

Na quinta-feira (10), haverá a plenária de encerramento, também no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica. Compondo a conclusão das práticas, às 9h, terá vez uma exibição audiovisual sobre a PROCULT e seus equipamentos culturais, bem como a apresentação de uma minuta propositiva, tratando de temas como a juventude e a produção cultural nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES). Fechando as atividades do FORCULT Nordeste, com voz e violão, a presença do dia será o músico e arte-educador Caio Czar.

Importante ressaltar que cada dia do FORCULT dispõe de convidados que têm um trabalho reconhecido no segmento cultural. Na terça, por exemplo, entre eles, figuram o diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Ministério da Cultura (MinC), Lindivaldo Júnior; a coordenadora do Escritório do MinC na Paraíba, Rejane Nóbrega; a secretária de Cultura de Campina Grande, Gisele Sampaio; a idealizadora do Festival de Inverno e presidente do Instituto Solidarium, Eneida Agra Maracajá; e a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPB, e do Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE/PB), Priscila Rocha.

Na quarta, entre os participantes estão o poeta e compositor Rangel Junior, também presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), o vice-presidente da Academia Brasileira de Direito e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), Ricardo Bezerra, e o pesquisador da área de gestão e políticas públicas de cultura, Fábio Cerqueira, que atua como técnico-administrativo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e é presidente do FORCULT, gestão 2021-2023.

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser acessadas AQUI, bem como a programação completa do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail forcultnordeste@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio