Projeto Palco do Choro traz trombonista Jean Márcio ao Museu de Arte Popular da Paraíba

25 de setembro de 2023

Na próxima sexta-feira (29), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, terá o trombonista Jean Márcio Souza como convidado do Projeto Palco do Choro. Assim, toda a população da Rainha da Borborema será contemplada com mais um evento gratuito que privilegia aquele que é um dos mais genuínos e criativos gêneros musicais brasileiros. Vale lembrar que a iniciativa se dá por meio de uma parceria entre o Grupo Chorata e o MAPP.

Conforme André Farias, um dos componentes do Grupo, a expectativa para a noite é das melhores, com a presença de um grande público. Ele pontuou que na oportunidade terão vez vários instrumentos solistas, desde o tradicional bandolim e cavaquinho, passando pelos violões de 6 e 7 cordas, encerrando a apresentação com chave de ouro, através do trombone. “Para o repertório traremos os clássicos do choro e do samba, com composições do grande Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Rossini Ferreira, Dilermando Reis, Cartola, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós, entre outros”, destacou.

Jean Márcio Souza é mestre em música, bacharel em tuba e trombone pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é membro da Camerata Shofar, preside o Simpósio de Pedagogia da Associação Brasileira de Trombonistas, além de ser o atual presidente da Associação Paraibana de Trombonistas, integrando, ainda, o corpo docente da Unidade Acadêmica de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UNAMUS – UFCG), como professor da classe de Trombone/Tuba/Bombardino e Percepção Musical.

O Palco do Choro ocorre mensalmente. Em todas as edições, um músico é convidado e o Chorata faz a recepção ao artista e aos demais presentes que queiram compor também a roda de choro. Permeada pela rica improvisação típica do gênero, a ocasião já dispõe de plateia cativa no Museu.

Atualmente, integram o Chorata Fernanda Júlia (voz), Maria Clara (pandeiro), Castor da Paz (cavaquinho), André Ricardo (violão), Victor Herbert (bandolim, cavaquinho), Felipe Oliveira (flauta) e José Rocha (violão 7 cordas). Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3310-9738.

Mais sobre Jean Márcio Souza

Compositor e arranjador especializado no repertório dos trombones baixo e contrabaixo, Jean Márcio Souza teve seu primeiro contato com a música no projeto de Bandas Marciais da cidade de João Pessoa. Estudou trombone na classe do professor Radegundis Feitosa, seu mentor e orientador durante a graduação e mestrado. Participou de diversas formações musicais camerísticas e sinfônicas no Estado.

Sua trajetória pedagógica teve início na Fundação de Ação Comunitária da Paraíba, como professor de iniciação musical. Lecionou trombone na Escola Superior de Música Antenor Navarro; Escola de Música da Prefeitura do Conde – PB; e Escola de Música das Famílias Rotarianas. Foi professor, igualmente, da Escola de Música do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), bem como docente de trombone e técnicas de ensaio, do projeto de capacitação de professores de música, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Texto: Oziella Inocêncio