Museu de Arte Popular recebe abertura da exposição “Sororidade” nesta sexta-feira (2)
Uma nova exposição estará em uma das galerias do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a partir desta sexta-feira (2). Trata-se de “Sororidade”, que tem vernissage marcado para as 19h. As obras provêm do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB, com curadoria de Ilson Moraes.
Segundo o curador, “Sororidade” busca divulgar a arte naïf feita por mulheres e incentivar outras artistas, através da exposição e de uma oficina. Isso porque a iniciativa conta também com uma capacitação. Todas as práticas acontecem via financiamento do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, sob a operacionalização da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo da Paraíba. O projeto dispõe, ainda, do apoio do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI-CG) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad-PB). “Dada a natureza itinerante do projeto, no mês de março estivemos em João Pessoa, em maio, junho e julho foi a vez de Guarabira e agora aportamos em Campina”, ressaltou Ilson.
Conforme acrescentado por ele, a exposição homenageia as artistas Marby Silva (Guarabira-PB, 1972-2021), Irene Medeiros (Alagoa Grande-PB, 1915-1994), Dalva Oliveira (João Pessoa-PB, 1920-2005), Isa Galindo (Caruaru-PE, 1929-2016) e Alba Cavalcanti (Itabaiana-PB, 1941-2011). “A ideia é preservar e divulgar o trabalho delas, dando o destaque merecido, já que, em vida, muitas vezes tiveram seu talento negligenciado. Assim, o projeto traz tanto releituras de obras dessas mulheres como novas criações”, apontou.
O curador também informou que “Sororidade” foi pensada de modo a ser acessível a todos. Nesse sentido, ela possui descrições detalhadas, bem como fichas técnicas de cada peça, em Braille. Além disso, a iniciativa contempla a presença de um profissional em Libras, algo inédito em exposições semelhantes na Paraíba, como pontuado por Ilson.
O Coletivo é composto por 11 artistas: Ana Lima, Analice Uchôa, Célia Gondim, Laucilene Rocha, Letícia Lucena, Lu Maia, Manu da Pazz, Márcia Margarida, Patrícia Lucena, Val Margarida e Waleska Silveira. Estabeleceu-se em 08 de julho de 2022, com o propósito de colaborar para a igualdade de gênero nas artes visuais. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 98826-6821.
Mais sobre a capacitação de “Sororidade”
A capacitação será destinada às integrantes do Centro Municipal de Convivência do Idoso, tendo como facilitadoras Márcia Margarida, Val Margarida e Waleska Silveira. A coordenação é de Gilma Souto Maior Nunes.
A atividade ocorre no dia 7 de agosto, com a oferta de 30 vagas e o objetivo de estimular, por meio da arte e da educação, a aptidão artística e a liberdade de expressão das participantes, para que possam manifestar sua subjetividade e criatividade, ampliando, além disso, o conhecimento delas acerca da arte naïf e das artistas paraibanas. Entre os materiais previstos, necessários às práticas, figuram telas, tinta acrílica e PVA, e pincéis.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação