Museu de Arte Popular recebe lançamento do livro “Contos da Noite”, de Bruno Gaudêncio

17 de setembro de 2024

Na quinta-feira (19), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Contos da Noite: Breve Inventário de Lendas Paraibanas”, de Bruno Gaudêncio. A obra conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, sob a operacionalização da Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).  A entrada é franca.

A publicação tem 40 páginas e sai pela Editora Meroveu. Conforme Bruno, são 13 narrativas noturnas baseadas em lendas paraibanas, como resultado de uma pesquisa feita por ele, que também é historiador.  No evento, estarão o autor e a ilustradora Bebel Lélis — criadora das xilogravuras que acompanham os contos. Já a apresentação da obra será realizada pela escritora e professora Mirtes Waleska Sulpino. Além disso, o ator Oscar Borges, integrante da Bodopitá Companhia de Teatro, fará uma leitura dramatizada inspirada nos textos.

De acordo com Bruno, a ideia do livro surgiu da ausência de informação sobre as lendas locais. “Aquelas que conhecemos no Brasil, em sua maioria, não são dedicadas a uma geografia, são consideradas nacionais, a exemplo da Caipora, Saci Pererê, entre outras. Pessoalmente, gostaria de visibilizar algo mais próximo. A pesquisa durou cerca de 3 anos, mas o livro ficou parado por pelo menos 6 anos, até sair agora”, explicou.

A maior parte das narrativas, como ele acrescentou, circula entre o mistério e o sombrio. “Elas advêm de diversas regiões da Paraíba. Desse modo, através da publicação, buscamos não apenas enriquecer a cultura local, mas também estimular a imaginação e o conhecimento histórico de leitores de todas as idades”, pontuou.

Bruno Gaudêncio é formado em Jornalismo e História por meio da UEPB, com mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Já organizou e escreveu mais de 25 livros. Entre suas obras destacam-se “Ariano Suassuna em Quadrinhos” (Patmos, 2015), “Pedro Américo e o Espelho do Tempo” (Plural, 2022) e “A Invenção do Cavaleiro da Esperança” (Paco, 2023). Atualmente, é professor de História na rede pública estadual e na UEPB.

Texto: Oziella Inocêncio