Museu de Arte Popular da Paraíba participa da 18ª Primavera dos Museus

Museu de Arte Popular da Paraíba participa da 18ª Primavera dos Museus
24 de setembro de 2024

Esta semana, acontece em todo País a 18ª edição da Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Anualmente, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, tem aderido ao evento e em 2024 não será diferente: o MAPP oferece uma programação diversificada, que inclui música, dança, exposições, palestra e cinema. Ela começa na quarta-feira (25), seguindo até o domingo (29), com entrada franca.

“Museus, acessibilidade e inclusão” foi o tema definido para a Primavera deste ano, após consulta entre as instituições associadas ao Ibram. A ideia é destacar a importância desses ambientes serem mais democráticos e acolhedores para todas as pessoas, facilitando suas práticas especialmente para quem possui algum tipo de dificuldade, seja relacionada às condições físicas ou sociais.

O diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva, endossou a relevância da iniciativa. “Ela enfatiza a necessidade de que o MAPP continue sendo um espaço de discussão e reflexão sobre a nossa arte, permitindo que cada vez mais as pessoas venham nos visitar e conheçam as experiências e expressões regionais, cumprindo, assim, o MAPP, sua missão de salvaguardar a criatividade e a memória que compõem a identidade nordestina”, apontou.

Desde sua criação em 2007, a Primavera dos Museus paulatinamente conquistou a adesão das mais variadas entidades ligadas à memória no Brasil, consolidando-se como um grande evento. Este ano, uma novidade é a plataforma “Visite Museus”, que congrega a programação das instituições participantes, facilitando a consulta, a divulgação e o planejamento da visita às diferentes ações propostas no País.

Programação

A abertura da Primavera nos Museus no MAPP será às 18h, com Lula Sanfoneiro apresentando a “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga. Na sequência, a protagonista é a Orquestra do Corpo de Bombeiros da Paraíba, dispondo de um repertório especial para o evento.

Na quinta-feira (26), às 18h30, dois curtas-metragens serão projetados nos “pandeiros” do Museu: “O Brilho Cega” e “Marilak”, ambos de Carlos Mosca. Já na sexta-feira (27), às 14h, o MAPP traz a palestra “Museus, Acessibilidade e Inclusão — Discutindo possibilidades e experiências”, tendo à frente a arte-educadora e gestora de projetos de mediação cultural e artes visuais, Edna Y. Onodera.

Formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização em Gestão de Projetos Culturais, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Edna conduzirá a discussão, que tem como público-alvo especialmente educadores e aqueles que trabalham em museus. A atividade se dará em formato virtual e abordará os desafios e soluções voltados às garantias de inclusão em espaços culturais, configurando-se como uma oportunidade valiosa para que se possa refletir acerca das práticas nesses locais, encontrando maneiras de aprimorar a acessibilidade em museus e outras instituições.

No mesmo dia, a partir das 18h30, está previsto o espetáculo denominado “Dos Tropeiros ao Palco”, da Cia Raízes, além da realização do Projeto Palco do Choro — capitaneada pelo Grupo Chorata, a iniciativa é sempre acompanhada por vários convidados.

No sábado (28), as atrações ficam a cargo da exposição “Paraíba – Berço da Cantoria, do Cordel e de Culturas Populares”, cuja curadoria é assinada pela professora Joseilda Diniz e o poeta Alfrânio de Brito. O espaço conta com um palco e a tarde promete muita música e declamação: das 15h às 18h, estarão no local o Mestre das Artes e tocador de sanfona de oito baixos João Calixto, os bardos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), e o também Mestre das Artes Jordão Alves de Souza, forrozeiro conhecido na cidade.

Na ocasião, será lançado o livro “Jacaré do Açude Velho”, de autoria de Ida Steinmüller. Espera-se a presença do presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Wanderley de Brito, do pesquisador Xico Nóbrega, do músico Everaldo Alves e do poeta Jonas Pedro Mariano. Em seguida, às 18h30, apresenta-se o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.

Vale destacar, além disso, que no sábado (28) e no domingo (29), haverá uma feira colaborativa, das 16h às 20h, na parte inferior do Museu, envolvendo livros dos escritores da Academia Campinense de Letras (ACL) e diversas peças de artesãs da Rainha da Borborema.

As atividades de avaliação/encerramento da Primavera dos Museus no MAPP ocorrem no domingo (29), às 19h. A programação do MAPP pode igualmente ser conferida AQUI, na plataforma “Visite Museus”, do Ibram.

 

Texto: Oziella Inocêncio