Primavera dos Museus é aberta no MAPP com diversas apresentações musicais

26 de setembro de 2024

A Primavera dos Museus começou na quarta-feira (25), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em sua 18ª edição a iniciativa aborda o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, fazendo um convite para que se reflita sobre como tornar esses ambientes mais acolhedores e preparados para receber o público, garantindo o acesso a eles por parte de todas as pessoas.

O mestre de cerimônias foi o servidor da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB, Alberto Alves. A abertura do evento se deu às 18h, na parte inferior do Museu, quando se apresentaram Lula Sanfoneiro e Carlinhos do Violão, com um repertório centrado no cancioneiro nordestino. Em seguida, a Orquestra do Corpo de Bombeiros da Paraíba trouxe diversos sucessos à plateia, indo do forró ao samba. Presentes à ocasião estavam o diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva, e o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.

Em sua fala, o professor Pereira frisou que, pela importância do evento, a Primavera dos Museus é um período bastante significativo para o MAPP. “Muito oportuno, o tema escolhido pelo Ibram, este ano, é um chamamento para que possamos pensar acerca do papel essencial que estas instituições culturais desempenham, especialmente na promoção de uma sociedade mais igualitária. Nosso propósito é que todas as pessoas explorem e se conectem com a arte e o conhecimento. Que a gente possa aproveitar esses dias de Primavera dos Museus celebrando a criatividade regional e buscando soluções para que a inclusão e a acessibilidade sejam a norma e não a exceção”, acrescentou.

O pró-reitor de Cultura endossou, igualmente, a relevância do tópico que norteia a iniciativa e das práticas propostas pelo MAPP dentro do evento. “Museus são lugares de preservação, de criação artística e, como espelhos naturais de uma comunidade, também precisam levantar e discutir questões urgentes, a exemplo da inclusão e a ampliação do acesso. Vivenciar e interagir com a arte de forma plena é o que desejamos ao público, para que consiga desfrutar e aprender com esse patrimônio cultural que tanto nos enriquece”, explicou o professor Andrade.

A chegada de cerca de 40 alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) que compõem a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amaro da Costa Barros, localizada no bairro de Santa Rosa, em Campina, configurou-se como um dos pontos altos da Primavera dos Museus no MAPP. Após assistir a abertura das atividades, a turma foi conhecer o Museu.

Uma das estudantes era a aposentada Maria de Lourdes Barbosa, de 66 anos, que fazia sua primeira visita a um museu. “Estar no EJA abre um universo diferente para a gente, de aprendizado e de convívio. Acredito que um museu é uma experiência parecida, só que mais concentrada. É um mundo novo para conhecer. Tenho certeza, ficarei encantada com tudo que vou ver aqui”, disse.

Cinema, palestra, dança e poesia

Seguindo com a programação, nesta quinta-feira (26), às 18h30, três curtas-metragens serão projetados nos “pandeiros” do Museu: “O Brilho Cega” e “Marilak”, de Carlos Mosca, e “Se é pra felaputariar, eu vou!”, videobiografia de Biliu de Campina, dirigida por Goretti Sampaio.

Já na sexta-feira (27), às 14h, o MAPP traz a palestra “Museus, Acessibilidade e Inclusão — Discutindo possibilidades e experiências”, tendo à frente a arte-educadora e gestora de projetos de mediação cultural e artes visuais, Edna Y. Onodera. No mesmo dia, a partir das 18h30, está previsto o espetáculo denominado “Dos Tropeiros ao Palco”, da Cia Raízes, além da realização do Projeto Palco do Choro.

No sábado (28), vários eventos movimentarão o MAPP. O primeiro é o “Creative Day”, uma ação direcionada à criação de jogos digitais, livros interativos, música e literatura, que começa às 10h. À tarde, as atrações ficam a cargo da exposição “Paraíba – Berço da Cantoria, do Cordel e de Culturas Populares”, cuja curadoria é assinada pela professora Joseilda Diniz e o poeta Alfrânio de Brito. O espaço conta com um palco e promete muita música e declamação: das 15h às 18h, estarão no local o Mestre das Artes e tocador de sanfona de oito baixos João Calixto, os bardos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), e o também Mestre das Artes Jordão Alves de Souza, forrozeiro conhecido na cidade.

Na oportunidade, será lançado o livro “Jacaré do Açude Velho”, de autoria de Ida Steinmüller. Espera-se a presença do presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Wanderley de Brito, do pesquisador Xico Nóbrega, do músico Everaldo Alves e do poeta Jonas Pedro Mariano. Em seguida, às 18h30, apresenta-se o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.

Além disso, no sábado (28) e no domingo (29), haverá uma feira colaborativa, das 16h às 20h, na parte inferior do Museu, envolvendo livros dos escritores da Academia Campinense de Letras (ACL) e inúmeras peças de artesãs da Rainha da Borborema. As atividades de avaliação/encerramento da Primavera dos Museus no MAPP ocorrem no domingo (29), às 19h.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Gustavo Lima