Cordel no Museu acontece neste sábado (26) no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)

Cordel no Museu acontece neste sábado (26) no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)
25 de outubro de 2024

Neste sábado (26), às 15h, o Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o “Cordel no Museu”. A iniciativa tem entrada franca e o propósito dela é reunir ativistas culturais, leitores, editores, estudiosos, xilógrafos, poetas e admiradores do gênero, em um grande evento de celebração da arte nordestina. A realização é da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição, do MAPP e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB).

Na programação, figuram o projeto “Casa de Cultura Wellington Farias”, Ponto de Cultura Roberto Luna e Escola de Música Genaldo Cunha Lins. Além disso, estão previstas as apresentações musicais do maestro Janilson Fialho e de Gilberto José, e as participações de Eloise Elane de Menezes (viúva do jornalista Wellington Farias); da vice-presidente da ACVPB, Claudete Gomes; de Valentina Monteiro, representando a “Tipografia Manoel Monteiro”; de poetas da ACVPB e alunos da escola de música Genaldo Cunha Lins. Como sempre, integram a tarde lançamentos de livretos de cordel, contação de causos e muitas declamações.

Segundo a professora Joseilda Diniz, uma das coordenadoras da iniciativa, o Cordel no Museu é uma maneira de contribuir para a divulgação e consolidação dos autores que compõem a cadeia produtiva do cordel na atualidade. “Também é uma oportunidade de ressaltar o lindo trabalho dos nossos menestréis de outrora”, acrescentou.

O “Cordel no Museu” acontece mensalmente, foi lançado em 2019, e costuma desenvolver parcerias com outros projetos que possuem uma tônica semelhante, na cidade. A ideia é oferecer uma extensa programação, destinada à valorização do gênero e de toda invenção que ao redor dele gravita.

Texto: Oziella Inocêncio