Livro que desvenda cultura caririzeira é lançado no Museu de Arte Popular

Livro que desvenda cultura caririzeira é lançado no Museu de Arte Popular
8 de dezembro de 2024

Na noite do último sábado (7), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu o lançamento do livro “História e Genealogia das Famílias Rodrigues de Moraes e Rodrigues Maranhão”, de autoria de Lucas Antônio Pereira de Moraes. O evento teve entrada franca e foi bastante prestigiado pela comunidade local.

A publicação saiu pela Editora Nativa, que é focada exclusivamente em estudos sobre lugares e situações abrangendo a Paraíba. Com o livro, Lucas estreia no universo da escrita e, conforme aponta a sinopse, a obra se destaca no que se relaciona à cultura do Estado, pois não se trata apenas de um índice genealógico. Nela, o autor revela os quatro ramos das famílias Moraes e Maranhão, desvendando conversas, contos e anedotas que desnudam a cultura caririzeira. Além disso, o livro traz uma coleção de fotos dos membros das famílias envolvidas, num esforço de manter acesa a memória de cada um dos seus integrantes.

O ponto de partida para o projeto, como explicou Lucas, que é assistente técnico aposentado da UEPB, foi a história do avô dele, Antônio Rodrigues de Moraes, que Ariano Suassuna menciona em “O Auto da Compadecida”. “Assim, a genealogia surgiu principalmente inspirada na vida do meu avô. As pesquisas começaram em 2018, mas desde a década de 80 eu tinha a ideia de escrever esse livro. Fiz inúmeros contatos para a realização dele, várias viagens para costurar esse passado, e agradeço a todos que me ajudaram”, assinalou.

 

Texto: Oziella Inocêncio