Núcleo Teatral do Centro Artístico realiza culminância das atividades
No último dia 21, aconteceram as atividades de culminância do Núcleo de Formação, Pesquisa e Experimentação Teatral do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento ocorreu no período da noite, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, inserido na programação do “Natal dos moradores em situação de rua” — iniciativa da Fraternidade Irmãos de Francisco.
De acordo com o coordenador do Núcleo, o professor Chico Oliveira, participaram da ocasião sete componentes, abrangendo tanto iniciados quanto formados em palhaçaria, sendo alguns da Bodopitá Companhia de Teatro. “Em 2024, decidimos fazer nossa culminância a partir de um trabalho voluntário, porque acreditamos que nós artistas, temos um compromisso político-social com nossa cidade e nosso povo, além da própria Instituição que representamos dispor dessa premissa. É uma forma de agradecer e devolver o carinho, reconhecimento, respeito e atenção que recebemos do público, diante dos trabalhos que desenvolvemos. É a primeira vez que trazemos uma culminância assim, com a arte da palhaçaria, e foi lindo, muito significativo para todos nós desses dois coletivos ligados ao CAC e à Pró-Reitoria de Cultura da UEPB”, disse.
Chico destacou que a ideia também era experienciar a verdadeira essência do Natal. “Para os veteranos e iniciantes foi um momento bastante rico em aprendizado, oportunizando convivência humana e artística. Estarmos presentes nos lembrou da importância da comunhão, do amor e da solidariedade. Ainda trabalhamos, por meio da palhaçaria, a autoaceitação, empatia, e espontaneidade, bem como a necessidade da arte em nosso convívio”, detalhou.
O “Natal dos Moradores em situação de rua”, oruindo da Fraternidade de Francisco, acontece há 12 anos em Campina, levando em conta que nem todas as pessoas têm condições de celebrar a data com uma boa refeição e na presença de seus familiares. Nesse sentido, há um jantar preparado com os principais ingredientes de uma ceia natalina, marcando o encerramento das atividades da referida associação, contando com apresentações artísticas. Durante a ocasião, distribui-se, igualmente, água, refrigerante e lembrancinhas para as crianças.
Além disso, a ação não se limita à Praça da Bandeira, posto que após as 20h, diversas equipes da Fraternidade se deslocam para vários pontos da cidade, a fim de oferecer um jantar digno àqueles que dormem nas calçadas e marquises.
Todos os sábados, membros da Fraternidade realizam uma ação beneficente que começa na Praça da Bandeira e se estende pelas ruas centrais do município, terminando na Feira Central. O encontro é sempre no mesmo local, em frente ao prédio dos Correios. Na oportunidade, são ofertados lanches e produtos de higiene pessoal. A associação também promove, entre junho e setembro, a Campanha do Agasalho.
A Fraternidade Irmãos de Francisco existe há 13 anos e faz parte das pastorais sociais da Diocese de Campina Grande e da Cáritas Diocesana. Atualmente, existem cerca de 350 pessoas assistidas por ela, conforme o coordenador Ramon Torres. Toda a iniciativa resulta de doações dos benfeitores e, por isso, necessita da ajuda dos campinenses para ser realizada. Quem quiser colaborar com o trabalho pode ir até a sede da Fraternidade, localizada na Rua Vidal de Negreiros, 341, no Centro, próximo à Praça Coronel Antônio Pessoa (Praça da Morgação). Outras informações podem ser adquiridas pelo WhatsApp (83) 9 9851-1555.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Marcos Vinícius Cacho