Centro Artístico realiza reunião e recebe visita do secretário de Cultura

Centro Artístico realiza reunião e recebe visita do secretário de Cultura
4 de fevereiro de 2025

Na tarde da última segunda-feira (03), o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu a visita do secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos. Na oportunidade, procedeu-se com uma reunião, da qual participaram os pró-reitores de Cultura da UEPB, servidores da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, professores do CAC, artistas e diversas lideranças culturais, entre outros interessados na pauta.

Compondo a mesa figuravam o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade; o pró-reitor adjunto de Cultura, professor Juarez Nogueira Lins; o assessor administrativo Adriano Homero Vital Pereira; o produtor cultural Alberto Alves; e o secretário de Cultura.

O encontro teve como principal objetivo discutir e formalizar parcerias para ampliar as atividades do CAC, visando beneficiar a população com mais cursos gratuitos, apoio e promoção de eventos culturais, bem como melhorias na infraestrutura do Centro. Durante a reunião, a importância da continuidade e do fortalecimento das ações do CAC foi destacada por todos os presentes.

Os representantes da UEPB tiveram suas falas focadas no papel relevante desempenhado pelo CAC, para o cenário cultural de Campina Grande e da Paraíba. As demandas do Centro foram explanadas ao secretário, principalmente no que se refere aos incentivos para as atividades propostas naquele espaço, em especial relacionados aos cursos e demais práticas voltadas à fruição e criação artística.

Participaram da reunião a diretora do CAC, Patrícia Lucena; a consultora de cultura e curadora do MAPP, professora Joseilda Diniz; o servidor da Procult, Luan Costa; o professor do Núcleo de Formação, Pesquisa e Experimentação Teatral do CAC, Chico Oliveira; o diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa; o professor do Curso de Violão do CAC, Caio Czar; o ator Elio Penteado e as atrizes Regina Albuquerque e Emilia France, entre outros.

 

Mais do que um Centro de aulas: uma Casa de Cultura – Durante a ocasião pontuou-se, igualmente, a natureza do CAC de agregar as mais variadas manifestações culturais que acontecem na Rainha da Borborema. Ensaios de diversos grupos, exposições, reuniões debatendo a arte na cidade, peças teatrais, espetáculos de dança, cursos gratuitos, lançamento de livros e filmes são alguns eventos que fazem parte do cotidiano do Centro, segundo endossou Luan Costa.

Na reunião, uma das falas mais contundentes acerca do CAC foi da atriz Regina Albuquerque, cuja filha, Marina Barcellos, começou a ter aulas de Dança no Centro, ainda criança, tendo seu aprendizado ocorrido no local, por mais de 10 anos. “Minha fala é como mãe, porque eu sei o que isso representou para a educação e o futuro dela. Muitas crianças e jovens passaram por aqui, descobrindo e aperfeiçoando seus talentos. Para se ter uma ideia, o nível dos professores do CAC é tão alto que a maioria das escolas de dança que existem na atualidade, em Campina Grande, tem professores que foram formados aqui”, enfatizou.

Parcerias fundamentais – Para o professor Andrade, o Centro Artístico é um dos maiores polos de desenvolvimento cultural da região. “Estamos empenhados em ampliar suas práticas, oferecendo mais possibilidades de acesso à arte e à cultura. As parcerias que estamos construindo são fundamentais para garantir que o CAC continue a ser um ponto de referência para as novas gerações”, afirmou. O pró-reitor adjunto de Cultura, professor Juarez, destacou como essencial a colaboração entre a Procult e a Secult para o sucesso das ações culturais, envolvendo, além dos gestores públicos, os artistas e a comunidade, já que uma das missões do espaço é justamente integrar os saberes culturais às necessidades da população.

Conforme Adriano Homero, o encontro foi muito frutífero, no sentido de discutir melhorias e maneiras de otimizar os recursos, de modo a fortalecer e expandir as atividades do local, garantindo a pluralidade das manifestações culturais que oferece. Já Alberto Alves sublinhou a reunião como um passo importante para que os objetivos relacionados ao CAC possam ser atingidos de forma mais eficaz e sustentada.

Por fim, o secretário reafirmou seu compromisso de planejamento, avaliação e, sobretudo, de parceria no que se refere às pautas levantadas na oportunidade, e ressaltou o apoio contínuo do Governo do Estado às iniciativas culturais da UEPB. Em seguida, foi realizada uma visita guiada com Pedro Santos, mostrando toda a estrutura do CAC, a exemplo das salas (como a de figurinos e dos acervos da Procult) e do Memorial do Grupo Acauã da Serra.


Texto:
Oziella Inocêncio
Fotos: Ascom-Secult