Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra comemora 39 anos neste sábado (3)

Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra comemora 39 anos neste sábado (3)
2 de maio de 2025

Neste sábado (03), às 14h, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, que pertence à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoverá uma programação especial no Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, em Campina Grande. O objetivo é celebrar os 39 anos do Grupo.

Compõem a tarde, um ensaio temático aberto ao público, com a presença do vocal; a apresentação da história do Acauã, com depoimentos dos integrantes e a participação do diretor, professor Agnaldo Barbosa; a entrega de comendas, com diversas homenagens àqueles que sempre auxiliaram as atividades do Grupo; e um coquetel comemorativo.

“É com grande alegria que chegamos a essa data e ela nos traz muitas lembranças, destaca uma trajetória feita principalmente de dedicação e amor à cultura nordestina. Nesse tempo, o Acauã emocionou inúmeras plateias e se tornou um guardião dos nossos saberes e costumes, externando com música, dança e conhecimento, tudo que foi aprendido nos trabalhos que desenvolvemos ”, afirmou o professor Agnaldo Barbosa.

Vale recordar que em 2016, em seu aniversário de três décadas, o Grupo lançou um DVD, que além de conter registros de um espetáculo realizado em junho daquele ano, no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), também trouxe um material documentando uma das turnês europeias do Grupo. Já antevendo os 40 anos, segundo o diretor, o Acauã se articula tendo em vista a importância da celebração da efeméride.

O Acauã da Serra foi criado em 1º de maio de 1986. Durante seus 39 anos de estrada, percorreu cidades de todo o Brasil, sendo que, a partir de 1991, surgiram diversos convites para que estivesse em outros países, a exemplo da Espanha, França, Portugal, Bélgica e Itália. Assim, ao longo de sua trajetória, o Acauã integrou festivais nacionais e internacionais, especialmente a convite do Conselho Internacional das Organizações dos Festivais Folclóricos (CIOFF) e foi premiado em várias oportunidades. Em 2003, por exemplo, ganhou a Medalha Augusto dos Anjos, uma comenda dada pela Assembleia Legislativa da Paraíba para os maiores destaques na área Cultural do Estado.

Os ensaios e encontros do Acauã ocorrem no Centro Artístico e as seleções para o Grupo são realizadas periodicamente, sendo que já passaram por ele mais de 1.500 componentes. “Pelo legado imprescindível à tradição nordestina, o Acauã da Serra é visto como um patrimônio da UEPB e de todos que apreciam a cultura popular e suas expressões”, acrescentou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos