Palco do Choro traz edição junina ao Museu de Arte Popular da Paraíba

26 de junho de 2025

Todos os anos, o projeto Palco do Choro planeja uma noite especial junina para o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, e ela ocorrerá nesta sexta-feira (27), às 19h30, com entrada franca. Como de costume, a proposta é capitaneada pelo Grupo Chorata. O evento começa às 19h30 e contará com a participação do “Forró do Nó”.

Assim, segundo André Farias, componente do Chorata, constarão no repertório os gêneros musicais habitualmente apresentados, como choro e samba, porém para prestigiar as festas de São João serão acrescentadas canções nordestinas, trazendo ao público xote e baião. Previstas para a oportunidade estão, ainda, por exemplo, músicas como “Arrasta Pé” e “Delicado”, ambas de Waldir Azevedo, e “Escadaria”, de Pedro Raimundo – choros selecionados porque foram concebidos tendo o baião como essência primeira.

Depois que o Chorata fizer as honras da casa, será a vez do “Forró do Nó” se apresentar. O grupo pertence ao artista campinense Noaldo Morais de Oliveira, que atua, entre outras atividades, como cantor, bonequeiro, cordelista e palhaço.

Nascido na década de 60, Noaldo foi inspirado pelas histórias do avô, narradas pelo seu pai, e de seu tios‐avôs, os poetas Zé e Amaro Bernardino, violeiros cantadores de primeira linha, por isso, desde a infância, nutre amor pelas tradições culturais do Nordeste. Ele formou um trio chamado Sementes do Forró, que durou de 2002 até 2004; depois, veio o Forró Terra Nova, de 2004 a 2010; posteriormente, surgiu o “Forró do Nó”, que segue até a atualidade, aproveitando o próprio nome do cantor (Noaldo, Nó) como marca.

Xote, vaneirão, marchinha, arrasta-pé e baião são as estrelas maiores no repertório do grupo de Noaldo, sempre com o propósito de enaltecer os clássicos da cultura junina e nordestina. Entre os artistas de sua preferência, figuram toda a gama inserida no pé de serra, até alguns descendentes da tradição nos forrós estilizados dos anos 90 e 2000.

 

São João de Brincantes

E também segue no MAPP, desta sexta-feira (27) até o domingo (29), o “I São João de Brincantes”. A iniciativa, oriunda da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba, através do Centro de Ação Cultural (Centrac) e o MAPP, vem atraindo um grande público ao Museu. O objetivo é a retomada e a valorização das genuínas expressões artísticas nordestinas.

 

A seguir, a programação dos próximos dias:


Dia 27 de junho (sexta-feira)

15h – Feira do Coletivo

16h – Trio Pé de Serra Só Xotando

18h – Quadrilha Junina Escorrega Mai Num Cai

19h – Irismar, a Diva

20h30 – Espaço Frequência Junina: DJ Maloque

 

Dia 28 de junho (sábado)

15h – Feira do Coletivo

16h – Trio Pé de Serra Swing Nordestino

19h – Niedson Lua

20h30 – Espaço Frequência Junina: DJ Jana

 

Dia 29 de junho – Cangerê (domingo)

15h – Feira do Coletivo

16h – Trio Zé Ramires

18h – Quadrilha Rojão do Forró

19h – Julião e o Forró do Suco Elétrico (PE) convida Savanna Aires

20h30 – Espaço Frequência Junina: DJ Virgulino

 

 

 

Texto: Oziella Inocêncio