Bloco da Cinquentinha recebe moção de aplausos na Câmara Municipal de Campina

Na última quinta-feira (7), o Bloco da Cinquentinha da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). O ato foi proposto pela vereadora Jô Oliveira, com o objetivo de reconhecer a contribuição da iniciativa para a cultura local.
O pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, viu a ocasião como de grande relevância para a UEPB e a Procult. “Desde que desfilou pela primeira vez, o Bloco ganhou muita atenção por promover essa inter-relação entre a Universidade e a sociedade, especialmente por apoiar o Carnaval de rua do município, em um contexto em que era preciso uma maior consolidação destas práticas”, explicou.
O docente também destacou, como característica marcante do Bloco, a preocupação de homenagear as pessoas que colaboram para a arte na cidade. “Nesse sentido, já laureamos diversas personalidades, a exemplo de Eneida Maracajá, Zé Neto, o professor Benjamim Pereira Filho, que foi o idealizador do Cinquentinha, entre outros”, ressaltou.
Para o pró-reitor adjunto de Cultura, professor Juarez Nogueira Lins, o Cinquentinha é um patrimônio da UEPB, da Procult e da cena cultural de Campina. “A ação contribui significativamente para o carnaval de rua campinense. Portanto, acredito ser justa essa homenagem, esse reconhecimento, da esfera pública, a essa agremiação carnavalesca que representa a UEPB e se consolida no calendário carnavalesco da Paraíba”, disse.
Já o produtor cultural Alberto Alves enfatizou que a moção de aplausos ao Bloco é muito especial, pois significa que a iniciativa tem trilhado o rumo certo em todos esses anos. “O Cinquentinha traz para as ruas irreverência, alegria e inclusão. Enaltecemos principalmente os antigos carnavais, proporcionando um ambiente de celebração para todos que buscam um momento de nostalgia e festa. A moção representa também uma maior responsabilidade para nós, para que continuemos fazendo um Bloco cada vez maior e agregador, construindo sempre a melhor oportunidade para isso. Que venham os próximos carnavais!”, pontuou.
O Bloco da Cinquentinha foi criado em 2016, em Bodocongó. Entre os propósitos da iniciativa estavam preservar a história do Carnaval e celebrar a UEPB, que, no período, completava 50 anos. Aos poucos, a ideia se solidificou e foi para as ruas do Centro da cidade, aportando, mais tarde, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). Desde o começo, a atividade obteve o apoio de ações similares que já vinham conquistando êxito, a exemplo do Bloco da Saudade e do Jacaré do Açude Velho.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação