Centro Artístico Cultural recebe exposição “Simbiose” a partir deste domingo (26)

Centro Artístico Cultural recebe exposição “Simbiose” a partir deste domingo (26)
24 de outubro de 2025

Neste domingo (26), às 18h, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe o vernissage da exposição “Simbiose — Da outridade à transcendência”, de Venoso, Rútilo e Skar Guilherme. A iniciativa foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (Edital Biliu de Campina/2024) e tem entrada franca.

Participam da ocasião, a banda Ilú Orin, a Casa da Baixa Costura e a DJ Kim Crioula. A mostra apresenta 27 obras abrangendo diferentes técnicas e materiais, a exemplo de tinta, linha, tecido, gaze e acrílica. Segundo a produtora da exposição, Taízia Mariano, em cada peça, formas e matérias se unem para transmitir mensagens que vão além do meramente visível.

“A proposta é explorar as relações entre corpo, território e imaginação. ‘Simbiose’ foi idealizada por Venoso, Rútilo e Skar Guilherme, tendo como pressuposto compor um espaço de criação conjunta, em que a arte é feita de modo coletivo, e sobretudo valorizando o que costuma estar à margem da sociedade, como as expressões pretas, dissidentes e populares”, contou Taízia.

Somam-se a eles os artistas convidados Bruxe, Erik Kleiver, Jordana Araújo e outros colaboradores, inclusive os que participaram das oficinas do projeto, realizadas entre 20 e 22 deste mês, no CAC. Presentes às práticas, que tiveram como cerne as artes visuais e artes do corpo, estavam 11 pessoas, de acordo com Taízia. “Além disso, a exposição parte da ideia de que o corpo é um território e que os elementos, água, terra, fogo, ar e éter, são os orientadores desse caminho. O projeto busca, ainda, valorizar a arte independente”, finalizou.

 Mais sobre os artistas

Venoso, Rútilo tem produções publicadas em revistas como a “Estudos Transviades”. Integrou, igualmente, a equipe do curta-metragem “Desconfiguração”, lançado em Campina no ano passado. Sua atividade profissional contempla artes visuais e outras mídias, envolvendo projetos individuais e criações em parceria. Já Skar Guilherme, também conhecido como “Skargot”, é artista visual, tatuador e escritor. O trabalho dele trafega entre pintura, grafite e artesanato, como meio de afirmação de identidades diversas.

Taízia Mariano é artista visual e fotógrafa desde 2021. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é idealizadora do Projeto Cauim e componente dos grupos culturais Afoxé Estrela da Manhã e Pau & Lata (RN), além do grupo teatral Kilombo (RN).

 

 

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação