Palco do Choro terá músico Zé do Pife no MAPP nesta sexta-feira (31)
 
                    O projeto Palco do Choro dá prosseguimento às suas atividades nesta sexta-feira (31), a partir das 19h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. A iniciativa acontece graças a uma parceria entre o Grupo Chorata e o MAPP, e desta feita terá como convidado o músico Zé do Pife. A entrada é franca.
Conforme Victor Herbert, componente do Chorata, o evento é sempre pontuado pelo encontro de diversos intérpretes, de diferentes estilos musicais. “Roda de Choro é exatamente isso, junto com o gênero, contempla ritmos como baião, valsa, maxixe… Nesta edição, ficamos muito felizes com a presença de Zé do Pife, que é uma referência na Paraíba, também compositor, e que fabrica este instrumento. Será uma noite com várias participações especiais, como a de Silvio Silva, filho do artista, além de toda a família de Zé, dos netos dele, em uma grande celebração da música brasileira e nordestina”, explicou.
José João da Silva, conhecido artisticamente como “Zé do Pife”, nasceu na zona rural de Bezerros (PE). Vive em Campina desde o ano de 1975, tendo fundado várias bandas de pífano no município. Agricultor na juventude, passou a confeccionar pífanos de cano e de lata, com o propósito de sustentar a família e também de se expressar musicalmente. Tocou e vendeu seus instrumentos nas mais variadas feiras do Nordeste.
Na Rainha da Borborema, dedicou-se à educação musical: nos anos 1980, começou a atuar como professor de música da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), inicialmente por meio de contratos temporários, depois integrando o quadro efetivo de servidores. Autodidata, Zé do Pife adora o ofício de ensinar. Ele ministra aulas de pífano e percussão para alunos da rede municipal, jovens de comunidades da periferia e frequentadores de centros de convivência da terceira idade. Zé acredita que sua arte pode ajudar muita gente.
Como maestro e fundador da Banda de Pífano de Campina Grande, formou os músicos, elaborou o repertório e gravou o primeiro CD da banda, centrado no cancioneiro tradicional nordestino. Criou e organizou, ainda, com apoio da PMCG, a banda “Os Cabra do Pife”, formada por crianças e jovens carentes. Além dessas iniciativas, Zé também idealizou a banda de pífanos da terceira idade — denominada “Os Cantores da Colina”, ela é composta por frequentadores do centro de convivência de idosos da cidade. Suas bandas já se apresentaram em inúmeros eventos culturais da Paraíba, a exemplo do Projeto Sextas Musicais da UEPB, o Troféu Gonzagão 2016, contando seu currículo, igualmente, com participações especiais, como no show de Lucy Alves, no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em 2014.
Realizado mensalmente no MAPP, o projeto Palco do Choro busca oferecer ao público, de modo gratuito, música de qualidade. Em cada edição, os músicos presentes são convidados a integrar a roda de choro, em um momento que agrega profissionais, amadores e apreciadores do gênero, dentro de um espaço privilegiado e aberto a quem quiser participar.

Texto: Oziella Inocêncio
 Acesso à Informação
 Acesso à Informação