Museu de Arte Popular sedia lançamento do livro infantil “Um Glu Glu no meu Quintal”

Museu de Arte Popular sedia lançamento do livro infantil “Um Glu Glu no meu Quintal”
12 de novembro de 2025

Neste sábado (15), às 17h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia o lançamento do livro infantil “Um Glu Glu no meu Quintal”, de Kamilla Simonelly. A entrada é franca.

Espera-se, na oportunidade, a presença especialmente de amigos, crianças, familiares, educadores e amantes da literatura, segundo a autora. “Um Glu Glu no meu Quintal” sai pela Editora Frutificando e tem 16 páginas. É ilustrado por Jana Lou e dispõe da edição de Rones Farias Filho. “A inspiração para o livro surgiu das minhas lembranças da infância, um tempo vivido entre quintais, árvores e animais. O peru Bidu, por exemplo, o personagem central, realmente existiu, era um companheiro muito divertido, que marcou minha memória”, destacou.

Kamilla é professora e conta que, ao narrar essa história em sala de aula, percebeu o interesse dos alunos. “Eles ouviam atentamente, fantasiavam o cenário e houve essa sugestão de que virasse um livro. Foi desse diálogo que a ideia nasceu, no intuito de que outras crianças também pudessem sonhar e se encantar, percebendo a magia que um quintal cheio de vida pode ter”, explicou. Kamilla é professora e conta que, ao narrar essa história em sala de aula, percebeu o interesse dos alunos. “Eles ouviam atentamente, fantasiavam o cenário e houve essa sugestão de que virasse um livro. Foi desse diálogo que a ideia nasceu, no intuito de que outras crianças também pudessem sonhar e se encantar, percebendo a magia que um quintal cheio de vida pode ter”, explicou. Para ela, a mensagem principal trata da valorização do olhar curioso das crianças, diante do mundo. “Além disso, o livro evidencia o poder da literatura de estimular a imaginação, num tempo em que as telas e a tecnologia costumam dominar o cotidiano delas”, assinalou.

Kamilla Simonelly Moreira de Oliveira Dantas é pedagoga, graduada pela UEPB. “Minha trajetória profissional é baseada no amor pela literatura infantil, pela leitura e por educar. Atuo na educação básica, desenvolvendo projetos que unem elementos como arte e sustentabilidade. A ideia é despertar nas crianças o afeto pelos livros, o respeito à natureza, além de empatia e criatividade”, afirmou.

Kamilla é autora, ainda, de “A Abelha e o Leão” e “Clotilde: A cigarra que não sabia cantar”. Nos últimos anos, vem promovendo encontros com jovens leitores, nas escolas municipais de Campina, objetivando um maior vínculo entre a literatura e a sala de aula. É também idealizadora do projeto “Embaixadores da Sustentabilidade – Crianças Unidas pela Coleta Solidária”, que mobiliza estudantes em ações de educação ambiental e responsabilidade social.

Ela informou que seu próximo livro, intitulado “Do Sertão pra Confusão: Zé e Chico em Migração”, será lançado em breve. “A obra dá voz a personagens sertanejos, que revelam alguns dos maiores desafios e sonhos do povo nordestino. A história foi premiada com a medalha de bronze, no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes, realizado em São Paulo”, acrescentou.

A escritora em quem mais Kamilla encontra eco é Ruth Rocha. “Sempre admirei seu olhar sensível para a literatura infantil, o jeito como ela transforma o simples em encantamento e faz da leitura uma conversa afetuosa e cheia de sabedoria. O tamanho dos livros, as cores, as ilustrações, tudo relacionado à produção dela em si, me chama a atenção, como se cada detalhe tivesse sido pensado para acolher o olhar curioso da criança. Assim descobri o poder da literatura, não só de formar, mas de emocionar e libertar”, pontuou.

Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação