Circuito “Natal Oxente” estará no Museu de Arte Popular da Paraíba
Nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, Campina Grande recebe pela primeira vez o circuito “Natal Oxente” – o evento narra a história do nascimento de Jesus, sob a ótica de um garoto nordestino, realçando a cultura regional. O local escolhido para sediar o espetáculo foi o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o público poderá acompanhar a programação gratuitamente, mas a Comissão Organizadora sugere aos participantes levarem um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente doado, por meio de ações sociais.
O “Natal Oxente” já conta 19 anos de existência e inclui danças tradicionais, a exemplo de cavalo marinho, reisado e pastoril, contemplando, ainda, um auto de Natal, denominado “Jesus Sertanejo”, inspirado no Movimento Armorial, de Ariano Suassuna. “A ideia principal é celebrar o nascimento de Cristo, bem como fortalecer a nossa identidade, pois acreditamos que especialmente os mais jovens vêm perdendo isso. A nossa cultura, quando não existe a preocupação de passá-la de pai para filho, fica para trás”, apontou Gustavo Motta, coordenador do evento.
De acordo com ele, tudo surgiu em 2006, quando foi gravado o primeiro CD do “Natal Sanfonado”. “Queríamos trazer as músicas natalinas mais conhecidas, em ritmo de forró. No ano seguinte, ocorreu a primeira apresentação do show, no Marco Zero, do Recife. Santanna, aliás, participou interpretando uma canção de Luiz Gonzaga, que está lá no nosso compacto de estreia. Vale lembrar que não temos nada contra o Natal europeu ou americano, mas ele já é bastante difundido no mundo inteiro. O povo nordestino tem fé, é lutador, do ponto de vista do Natal também é bem interessante abordar essas características, então dá para se expressar artisticamente a partir disso, de um jeito bonito e original. Por outro lado, a realidade do tempo de Jesus, ou seja, as condições de Israel, o solo, a vegetação, parecem bem mais com o nosso contexto do que com aquele da Europa e dos Estados Unidos”, enfatizou.
Cerca de 35 pessoas estão envolvidas no “Natal Oxente”, sendo que o “Natal Sanfonado”, que é a culminância dele, perfazendo um grande show musical, terá apresentações de Gitana Pimentel e Capilé, além de outros artistas oriundos de Pernambuco. A Cia Trapiá de Dança e Teatro, do Recife, igualmente compõe o espetáculo. “O propósito também é que os gestores públicos entendam que vale a pena investir no Natal nordestino e que com ele podem atrair turistas do mundo todo, porque quando o visitante vem para uma região, ele não busca consumir a cultura de outro local e sim daquele destino em que está, que escolheu conhecer. Fomos presenteados com uma enorme riqueza cultural, o forró, por exemplo, que é uma das nossas maiores expressões, conta com músicas lindas, que falam dos valores que possuímos, então existem muitas peculiaridades que podem ser exploradas criativamente”, acrescentou Gustavo.

O Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet, apoia a iniciativa, que é realizada pela Inove com patrocínio da Brasilcap. O circuito já passou por Caruaru (PE) e Gravatá (PE) e, após a exibição na Rainha da Borborema, estará em João Pessoa, no sábado (20), encerrando sua programação no Recife (PE), no domingo (21). Mais informações podem ser obtidas na rede social @nataloxente.

Texto: Oziella Inocêncio
Acesso à Informação