“A ilustração no universo do cordel” será tema de debate no Museu de Arte Popular da Paraíba

7 de abril de 2016

Nesta sexta-feira (8), o artista Jô Oliveira estará no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde participará de um bate-papo, que terá início às 15h. Na ocasião, Jô Oliveira vai conversar sobre “A ilustração no universo do cordel”. O evento contará com a participação do cartunista Fred Ozanan e com a mediação da professora Joseilda Diniz, doutora em literatura de cordel e curadora do MAPP.
A atividade integra as comemorações dos 150 anos do escritor Leandro Gomes de Barros, iniciada no final do ano passado. Pernambucano de Itamaracá, Jô ilustrou dezenas de livros entre os quais “Vaqueiros e Cantadores”, de Câmara Cascudo, edição de 2010, da editora Global, e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, tradução de Ana Maria, publicado pela editora:Ática, em 1996.
Colaborador da exposição dos 150 anos de Leandro Gomes de Barros, exposta no MAPP, Jô Oliveira participará igualmente de novas propostas em torno da obra de Leandro e, em particular, sobre o projeto de uma curadoria em torno da epopeia medieval europeia de Carlos Magno e seus doze pares de França para o universo dos heróis nordestinos com a figura de Lampião e seus cabras e outros cangaceiros.
O MAAP, localizado na Rua Dr. Severino Cruz, às margens do Açude Velho, fica aberto de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 19h; sábado e domingo, das 14h às 18h. Nas segundas-feiras, o museu não abre ao público e mantém expediente interno, além de realizar manutenção.
Texto: Astier Basílio