Grupo e Curso de Ballet da UEPB celebram Dia Internacional da Dança com espetáculo “Diversos”

29 de abril de 2016

Bale_Interna
Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Grupo e o Curso de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se apresentarão neste sábado (30), às 19h, no Cine Teatro do Sesc Centro, em Campina Grande. A entrada custa dois quilos de alimento não perecíveis.
Na ocasião será apresentado o espetáculo “Diversos”, trazendo fragmentos de balés de repertório, criações, remontagens e adaptações. Com uma costura que passa pelo Quebra Nozes e por Coppélia, o espetáculo traz ainda o Ballet Amarelo – homenageando a idealizadora do projeto Ballet UEPB, a professora Cláudia Saboya – a Dança Cigana, o Ballet Aquarela e o Ballet Azul.
Encerrando a exibição, haverá o Pas de Deux (termo do ballet clássico que, em francês significa “Passo de dois”, trecho do ballet dançado por um bailarino e uma bailarina), e solos Le Corsaire, com Aline Ferreira e Harrison Alves. Todas as coreografias de “Diversos” foram criadas, remontadas e adaptadas pelos professores Waleska Amador, Paulo Sérgio, Fredson de Souza, Julierme Lúcio e Jefferson Freitas.
De acordo com a diretora do Centro Artístico-Cultural da UEPB, Patrícia Lucena, todos os alimentos arrecadados irão para o Banco de Alimentos do Sesc Centro. O programa integra o Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania, iniciativa de responsabilidade social do Sesc que atua para diminuir o abismo da desigualdade social no País, minimizando os efeitos da fome e da desnutrição.
Mais sobre o Dia Internacional da Dança
Criada pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Noverre desponta, na história da dança, principalmente pelo “Letters sur la Danse”, um conjunto de cartas sobre o Ballet de sua época, editado em 1760.
Mais tarde, acrescentou à obra textos sobre música e um ensaio sobre a dança na antiguidade, além de escritos sobre a arquitetura de uma sala de ópera e libretos. Em seus textos, decisivos para a dança teatral, o autor discute a dança em ação. Das mais importantes contribuições do coreógrafo foram, justamente, a simplificação das alegorias no figurino e a exigência de mais atitude, movimento e expressão em cena.
O artista ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo, buscando solucionar problemas que se referiam à execução das obras.
Serviço
O quê: Comemoração pela passagem do Dia Internacional da Dança, com o Curso e o Grupo de Ballet da UEPB apresentando “Diversos”
Quando: 30 de abril de 2016
Hora: 19h
Onde: Sesc Centro, localizado à Rua Giló Guedes, 650 – Centro, Campina Grande
Entrada: Dois quilos de alimento não perecível
Informações: (83) 3310-9719