Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da UEPB levará espetáculo “Raízes do Brasil” em turnê pela Europa

29 de julho de 2016

acaua1
O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, oriundo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sairá em turnê pela Europa na próxima semana, onde apresentará o espetáculo “Raízes do Brasil”. A viagem atende a um convite de organizadores de festivais, que serão sediados no Sul da Itália, e funcionará também como um ensejo para que sejam celebrados os 30 anos do grupo e o Jubileu de Ouro da UEPB, ambos transcorridos este ano.
“Raízes do Brasil” é um espetáculo tradicionalmente apresentado pelo Grupo. Nele, o Acauã efetua um passeio pelas mais diversas danças, originárias de diferentes localidades do país. Assim, a coreografia é sempre renovada, ganhando contornos distintos, resultado das pesquisas que o Grupo faz. Entre as danças exibidas, conforme o diretor do Acauã, o professor Agnaldo Barbosa, estarão Sequência Nordestina, Dança do Boto, Cavalhada e Coco.
O grupo viaja na próxima quarta-feira (3), retorna no dia 19 de agosto, e fará parte do “27º Festival Internazionale Del Folklore Di Carpinone” e do “Sannio Mondial Folk Festival – Fragneto Monforte”. Segundo Agnaldo, a última vez que o Acauã esteve na Europa foi em 2014 e esta turnê, que contará com uma comitiva composta por 20 pessoas, dispõe de duas novidades: a participação da fotógrafa da UEPB, Paizinha Lemos, registrando o trabalho desenvolvido pelo grupo, e do músico Luizinho Calixto, professor do Centro Artístico Cultural da UEPB, que mostrará nos festivais toda sua habilidade e criatividade com a sanfona de oito baixos.
acaua2
O professor acrescentou que, para 2017, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra está preparando um extenso material comemorativo, referente aos 30 anos, com a publicação de um livro, CD e DVD. “Temos uma parceria com a Coordenadoria de Comunicação da UEPB, que nos auxiliará nisso, e as fotos de Paizinha Lemos já servirão para o que será publicado, que conterá, ainda, as músicas que o grupo utiliza, cifradas, e também as coreografias”, explicou.
Fundado em 1986, o Acauã da Serra possui atualmente 36 componentes, sendo o coreógrafo Roberto Gomes de Almeida. A turnê do grupo tem o apoio da UEPB e da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).